Viajar em grupo ou não?
Viajar com um grupo tem suas vantagens e algumas delas podem mudar os seus hábitos de viagem.
Acho que todo viajante tem seu ponto de vista formado quando o assunto é "viajar em grupo". Uns detestam, outros adoram, outros, ainda, dependendo das circusntâncias, gostam.
è uma preferência bem pessoal, mas vamos discorrer um pouco sobre o assunto...
Como escrevi, existem as mais divergentes opiniões. Deixe-me poupar seu tempo lendo este artigo. Se você é:
- uma pessoa que não gosta de passar tempo com outras pessoas durante as férias,
- alguém que gosta de planejar pessoalmente e reservar por conta própria toda a sua viagem ou
- não gosta de ter um itinerário e horários definidos e preferiria rodar livremente quando e onde desejar
esse artigo pode inicialmente não lhe interessar. Eu entendo totalmente esta forma de ver como deve ser uma viagem e conheço muitas pessoas assim que têm férias maravilhosas. Mas, novamente, talvez você queira ler sobre os benefícios da viagem em grupo.
Eu estive em ambos os lados da cerca quando se trata de viajar com um grupo, rodei boa parte do mundo sozinho ou com apenas uma compania. Ao mesmo tempo, eu sou um líder de grupo, guiei pessoas em várias viagens, então, a partir das minhas experiências, aqui estão os meus pensamentos e opiniões sobre o por que as viagens em grupo podem se adequar e/ou beneficiar você.
Viagem em grupo muda todo o ânimo
Razões pelas quais viajar em grupo é uma boa idéia
Provavelmente, o motivo mais comum (mas certamente não o único importante) para viajar com um grupo é o custo-benefício. Você economizará dinheiro com companhias aéreas, hotéis, empresas de turismo, museus, galerias de arte, etc, já que todas oferecem preços reduzidos para grupos.
Você já retornou de uma viagem planejada e executada por você mesmo e pos na ponta do lápis exatamente o quanto isso realmente lhe custou? Eu sempre me surpreendo ao calcular e me flagar que teria custado menos.
Se você gosta de conhecer gente nova, estar entre pessoas conhecidas, viagens em grupo proporcionam companheirismo, além da oportunidade de conhecer e fazer amizade com viajantes que compartilham da mesma experiência. Talvez você conheça novas pessoas que podem até se tornar seus amigos. Eu já passei tantas vezes pela oportunidade de compartilhar uma mesa de jantar com um grupo e troquei histórias e risos, como também comi sozinho em um restaurante estrangeiro com apenas meus pensamentos como companhia.
Viagem em grupo é idela para conhecer novas pessoas
Você não precisa se preocupar se todos os arranjos para a sua viagem estão em ordem, tudo acertado e confirmado. Nada isso não é problema seu, já que tudo foi planejado para você. Houve momentos em minhas viagens individuais em que algo apareceu inesperadamente, o que me causou, no mínimo, transtornos e perda de tempo (as vezes até acabou custando algum dinheiro). Viajando com um grupo, você terá um líder responsável que fará todo o trabalho de preparação e preocupação por você. Tudo que você precisa fazer é aproveitar sua viagem.
Ah, e tem uma outra coisa: grupo tem força. Muitos lugares dão vantagens a grupos, flexibilizam coisas que turistas comuns, individuais, não terão, como mais tempo para ver e fazer coisas, algumas vantagens quanto a fila, lugares para sentar, etc...
Lembro de uma vez no Vietnam, o trânsito no nosso retorno para o navio estava simplesmente parado, e nós tínhamos hora para chegar no porto. Já que o grupo fosse organizado pela própria empresa do navio, nunca ficaríamos para trás; assim mesmo a polícia foi informada e um batedor foi abrindo caminho naquele mar de carros e motos. O que demoraria muito mais tempo, acabou se reduzindo a uma fração. Se eu estivesse por conta, correria grande risco de o navio me deixar para trás.
Com um grupo você tem paz e tranquilidade.
Sabe o que é estar em um país estrangeiro e ter dúvidas sobre algum procedimento ou não entender informações? Aconteceu comigo no Egito. Lá, tirando as pessoas que trabalhem com turismo, poucas falam inglês e não tem muita vontade de te entender. Pois, chegamos no Cairo, nosso guia egípcio tinha tudo nas mãos, tais como entradas e vouchers para as atrações e almoço. Nas bilheterias eu via estrangieros gesticulando para se expressarem, gente em fila no sol imenso do deserto, aquele vento ardido de tanta areia. Sinceramente? Tem coisas que não vale a pena fazer por conta. Para nós foi só descer do ônibus, aproveitar e voltar para o ônibus com ar condicionado para ir para a próxima atração.
Já chegou em um aeroporto super lotado, filas imensas para o check-in? Notou que tem guichês para os passageiros vips e... grupos! Rápido, eficiente, sem estress.
Falando em segurança, a força da quantidade, de grupo, se manifesta quando pensamos em batedores de carteira e golpistas. Claro, não significa que todos os lugares são perigosos, mas muitos desses destinos frequentados por turistas são um magneto para a bandidagem.
Diversão em grupo nas fotos
E, por último, é inevitável que viajando em grupo você fará amizades. Irá se identificar com algumas pessoas, trocar formas de contato como email ou Whatsapp e, quem sabe, até planejar futuras viagens juntos.
Então é isso. Viajar sozinho tem vantagens e desvantagens, viajar com grupo tem mais vantagens do que desvantagens quando colocamos tudo na balança. Se você está disposto a correr alguns riscos de se estressar, gastar mais dinheiro em troca da liberdade de escolher onde e quando ir, vá sozinho. Há muito mais adrenalina envolvida nessa escolha.
Mas, lembre-se: viajar é diversão e preocupar-se é algo que pode tirar o sabor da viagem. Se realmente você tem um bom motivo para não viajar com um grupo, boa sorte. De outra forma, relaxe, tudo já está acertado para você aproveitar.