Viajar com bebê: idade mínima, avião, destinos e conselhos

VIAJAR COM O BEBÊ - Levar um bebê em uma viagem é um prazer que muitos pais recusam por medo de complicações. Porém, com um pouco de organização e paciência, a família pode desfrutar de sua estadia com toda a serenidade.

Viajar com bebê: idade mínima, avião, destinos e conselhos

Quer organizar suas férias na primeira viagem de avião com seu bebê? Antes de reservar os seus bilhetes, surgem várias questões: que documentos devo trazer? A partir de que idade meu filho está apto para viajar? Quais são os melhores ou melhores destinos a evitar? Para futuras férias em família, este prático arquivo permitirá que você organize sua viagem com o bebê com total tranquilidade.

  • A partir de que idade viajar com bebê?
  • Um passaporte para bebês?
  • Viajar com o bebê: seguro saúde
  • Viajar com bebê: vacinas
  • Viajar com o bebê: a bolsa de viagem ideal
  • Como viajar com o bebê no avião?
  • Viajar com bebê: destinos a evitar


A partir de que idade um bebê pode viajar?

A partir das duas semanas de idade uma criança pode começar sua vida como um viajante. No entanto, ele não pode fazer todas as viagens. Deve-se ter em mente que ela necessita de sono, tranquilidade e um ritmo de vida regular. Escolher o destino certo, meio de transporte e acomodação local é, portanto, essencial. Se um bebê de algumas semanas pode fazer uma viagem de trem de algumas horas na Europa, planejar uma viagem de avião exige mais organização, especialmente de longas horas e internacional...

 

Um passaporte para bebês?

Além das recomendações de saúde, é fundamental pensar nos papéis de identidade da criança. Para viajar para a América do Sul, uma carteira de identidade é suficiente para cruzar as fronteiras. Para países que exigem passaporte, a criança deve ter seu próprio passaporte com suas impressões digitais biométricas! Entre em contato com a Polícia Federal e pesquise mais detalhes no website deles para detalhes atualizados e corretos. Lembre-se, o tempo médio para obtê-lo é de algumas semanas (aumentando conforme as férias escolares se aproximam). Para saber se você e seu filho precisam de um visto, solicite diretamente ao Consulado ou Embaixada do país que pretente visitar.

 

Seguro de saúde "por precaução"

Grande parte dos países, e em especial os da Europa, exigem seguro de saúde. Cada membro da família, incluindo bebês, deve ter um. Então, verifique se você tem um contrato de seguro ou assistência no exterior. Na maioria das vezes, ao pagar a viagem com cartão de crédito, você recebe um seguro. O conselho maior, para crianças, é obter um seguro privado extra, que cubra mais, que inclua medicamentos e repatriação.

 

Vacinas em dia e uma consulta ao médico

Levar um bebê em uma viagem não pode ser decidido no último momento. A consulta com o pediatra, as vacinas, os pedidos de caderneta de vacinação exigem organização. Portanto, é melhor planejar suas férias com várias semanas de antecedência para conseguir sair com a mente leve. Verifique onde e em quais horários os postos de vacinação funcionam. Igualmente, aproveite e verifique se alguma vacina é exigida de adultos para entrar em algum dos países que pretende visitar.

 

Os acessórios essenciais para a bolsa de viagem do bebê

Além do vôo até o país, esteja você viajando de carro, de trem ou de avião, antes de mais nada, você deve pensar no conforto do seu bebê. Sempre mantenha roupas sobressalentes e chinelos confortáveis, várias chupetas, um cobertor e um casaco de lã ou suéter perto de você se o ar condicionado for muito forte no trem ou no avião. Talvez haja a necessidade de um kit de primeiros socorros, de acordo com o país de destino escolhido. Você ainda pode levar os acessórios essenciais para a higiene e saúde: fraldas, algodões, compressas, sacolinhas plásticas, lenços de limpeza, gel desinfetante para as mãos , termômetro, corta-unhas e lenços de papel. Em relação aos medicamentos e ferimentos leves, opte por analgésico adaptado à idade da criança, um creme balsámico para a pele e machucados pequenos, um antimalárico, curativos e desinfetantes, protetor solar além de soro fisiológico.

 

Como viajar com o bebê no avião?

Até os dois anos de idade, seu bebê viajará livremente no seu colo no avião. Ao fazer o pedido no momento da reserva e posteriormente no check-in, poderá ter uma cadeirinha ou berço fornecido pela empresa. Na Air France, por exemplo, a empresa oferece berço em cabine Business, Premium Economy ou Economy, sujeito a disponibilidade e para voos de longo curso. Este berço é adequado para bebês com menos de 10 kg e menos de 70 cm. De qualquer forma, lembre-se de trazer seu kit de trocadores (fraldas, algodão, toalinhas), escolha roupas confortáveis ​​e quentes para o conforto da criança durante o vôo e afixe ​​uma etiqueta com seus detalhes no carrinho que irá no porão como bagagem. Ao decolar e pousar, leve um doce, chupeta, mamadeira ou biscoito para evitar que seus ouvidos fiquem obstruídos. Após os dois anos, você pode reservar um assento para ele aproveitando outras vantagens no preço da passagem aérea.

 

Viajar com bebê: destinos a evitar

Viajar com um bebê para os Estados Unidos, Canadá, Europa ou para um destino próximo na Europa não deve ser um problema para você. Por outro lado, certos destinos devem ser evitados ao decidir viajar com uma criança pequena: países muito distantes, com problemas de segurança, propensos à malária, muito úmidos, muito quentes ou muito frios ou localizados em grandes altitudes. Prefira destinos à menores distâncias, no máximo 4 horas.