Toda a coleção de arte do Louvre agora pode ser acessada online gratuitamente

Você pode ver cerca de 500.000 obras de arte no conforto da sua casa.

Toda a coleção de arte do Louvre agora pode ser acessada online gratuitamente
Louvre digital

Agora você não precisa ir até Paris para ver a coleção icônica do Louvre, que inclui obras como a Mona Lisa e a Vênus de Milo. O museu anunciou no mês de março que colocaria todas as suas obras de arte online — e que qualquer pessoa pode vê-las gratuitamente. "Hoje, o Louvre está tirando a poeira de seus tesouros, mesmo os menos conhecidos", disse o diretor-presidente do Museu do Louvre, Jean-Luc Martinez, em um comunicado à imprensa. “Pela primeira vez, qualquer pessoa pode acessar toda a coleção de obras de um computador ou smartphone gratuitamente, estejam elas em exibição no museu, por empréstimo, mesmo a longo prazo, ou armazenadas. O impressionante patrimônio cultural do Louvre é tudo agora a apenas um clique de distância! "

Qual é o truque? Não há nenhum! Vá para a página de coleções do Louvre para ver mais de 480.000 obras de arte sempre que desejar. Neste novo banco de dados, você também encontrará obras do Museu Nacional Eugène-Delacroix de Paris, bem como esculturas dos jardins das Tulherias e Carrossel nas proximidades.

Vá diretamente para ver a peça em que você está interessado sem lutar contra uma multidão, navegue pela coleção inteira por tema ou imite a experiência de vagar sem rumo pelos corredores do Louvre usando o recurso de mapa interativo. (O Louvre ainda está fechado para visitantes devido ao bloqueio de Paris, de acordo com seu site, então esta é realmente a única maneira de vê-lo no momento!) A melhor parte? O banco de dados será atualizado continuamente para refletir novos trabalhos, então você será o primeiro na fila para vê-los.

Link do site: Louvre

 

Sobre o museu do Louvre

Antes de se tornar museu, o Palácio do Louvre foi habitado por alguns reis franceses, como Carlos V e Felipe II. Com a transferência da residência real para o Palácio de Versalhes, a imponente construção de 160 mil metros quadrados localizada às margens do Rio Sena e inaugurada em 1190 passou por diversas adaptações até ser reaberta como museu em 1793. À obra original foi adicionada uma pirâmide de cristal projetada pelo arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei , que desde 1989 serve como porta de acesso do público.

Formado a partir das coleções da monarquia francesa e de espoliações realizadas durante o Império Napoleônico, o acervo do Louvre conta com mais de 300 mil itens datados desde a pré-história até o século 21. Deste total, aproximadamente 35 mil obras ficam expostas ao público. A enorme coleção está organizada de forma temática em oito departamentos: antiguidades egípcias; antiguidades do oriente médio; antiguidades gregas, etruscas e romanas; arte islâmica; escultura; artes decorativas; pinturas; pinturas; impressões e desenhos. Dentre os destaques estão algumas das obras mais famosas de todos os tempos, como A Mona Lisa (La Gioconda), pintura de Leonardo da Vinci, do século 16; a Vênus de Milo, escultura grega de autor desconhecido de cerca de 100 a.C.; e "A Coroação de Napoleão", pintura francesa de Jacques-Louis Davi, do século 19.

As obras ficam expostas em salas que somam mais de 72 mil metros quadrados. De acordo com alguns pesquisadores, seria necessário caminhar pelo menos 4,8 quilômetros dentro do museu ao longo de 100 dias para dar conta de apreciar todo o acervo disponibilizado ao público. Considerando que o tempo dedicado a cada obra não estourasse a marca de apenas 30 segundos.