Processo de Reembolso de Imposto VAT em Paris

Entender o processo de reembolso do VAT em Paris, França, pode ser complicado. Aqui descrevemos as etapas do Détaxe para garantir que você receba sua restituição de imposto em Paris.

Processo de Reembolso de Imposto VAT em Paris

Uma pergunta que recebo com frequência é como acontece o processo de reembolso do VAT em Paris? Ou como funciona o processo de reembolso de impostos na França? Não consigo nem dizer a quantidade de mensagens recebi no meu e-mail e no grupo do Facebook sobre este tópico. Muitas pessoas pensam que o processo de reembolso de impostos em Paris é complicado, mas tenha certeza de que não é. Contanto que você siga estas etapas simples, você receberá seu reembolso de VAT sem nenhum problema.

Não é de se admirar que as pessoas viajem de todo o mundo para fazer compras na Europa, especialmente em Paris. Paris é o lar de algumas das marcas mais icônicas do mundo, incluindo Chanel, Louis Vuitton, Givenchy, Hermes, Chloe, YSL, Christian Louboutin, Celine e muitos mais. Um dos benefícios que a Europa oferece aos cidadãos não europeus é o reembolso de impostos (VAT) sobre os bens adquiridos. Nesse artigo, então, vou mostrar tudo o que você precisa saber sobre o processo de reembolso do VAT em Paris, França, o Détaxe.

 

O que é VAT?

Quando você visitar a Europa, sempre ouvirá coisas como este produto inclui o imposto de VAT (alguns conhecem como IVA, equivalente ao nosso ICMS e IPI). O que exatamente é o VAT? Imposto VAT significa Value-Added-Tax, imposto sobre valor agregado, o que diz que que quaisquer bens ou serviços comprados ou vendidos para consumo na União Européia estão sujeitos ao imposto VAT. No entanto, só se aplica a membros da União Européia. Portanto, os consumidores estrangeiros que fazem compras e viajam para a Europa não estão sujeitos ao VAT e têm direito a receber o reembolso.

 

Percentuais pagos e retornados

A porcentagem do VAT incidente sobre o preço varia conforme o produto e o país (na União Européia varia de 5% a 27%). Na França, a Taxe sur la Valeur Ajoutée (o nome VAT em francês) é geralmente de 20%, mas eles só restituem 12% do imposto para os viajantes (descontam uma diferença por conta dos custos administrativos), processo que em francês chama-se “Détaxe”. E para ter o direito à restituição do VAT na França é preciso que você gaste, de uma única vez e na mesma loja, um valor mínimo de € 175,01; esse valor mínimo varia de país para país, sendo que a França é o país que exige o maior valor; na Alemanha, por exemplo, em compras acima de € 25 você já tem o direito de solicitar o tax-refund.

Você provavelmente está se perguntando: "bem se eu comprar este ítem quanto de reembolso de imposto recebo de volta"? Eu gostaria de poder dizer que é uma resposta geral de X%, mas infelizmente não é tão simples. Vou tentar dividir em termos gerais para entender o valor do reembolso do VAT em Paris. Geralmente são aplicadas as seguintes taxas: Taxa de VAT padrão: 20%, Produtos de farmácia 10%, Alimentos e livros: 5,5% Taxa reduzida para alguns produtos e serviços: 2,1%. Se você estiver solicitando o reembolso imediato do VAT, será uma taxa reduzida de 10,8%, se você quiser o valor total terá que esperar até 3 meses e ele será devolvido no seu cartão de crédito. É importante notar que algumas marcas de luxo têm um valor de reembolso de imposto menor.

Enfim, em média, a maioria dos bens de luxo oferece um reembolso de imposto de 12% do VAT!

 

Quem se qualifica para o reembolso do VAT?

  1.     Você deve gastar mais de 175,01 euros na mesma loja no mesmo dia.
    • Muitas pessoas me perguntam se eles comprarem em uma grande loja como Printemps, Galeries Lafayette, Bon Marche se a restituição de impostos se qualifica para toda a loja de departamentos ou apenas uma loja individual como Louis Vuitton. A resposta é que você deve gastar mais de 175,01 euros no total. O que significa que você pode gastar 100 euros na Louis Vuitton, 100 euros na Celine e 100 euros na Chanel e, desde que estejam todos na mesma loja de departamentos (Printemps, Galeries Lafayette, Bon Marche, etc), você se qualificará para o valor total que é a restituição de imposto de VAT sobre 300 euros.
  2. Você não pode ser membro da União Européia (UE). Isso significa que você não mora em nenhum país da UE (União Européia), nem vive na Europa com visto de qualquer natureza, nem tem passaporte da UE.
  3. Você deve ter 15 anos de idade ou fazer sua solicitação de reembolso.
  4. Você não pode estar em um país da União Europeia por mais de 6 meses.
  5. No momento da compra, você deve ter seu passaporte com você.

 

Qual é o processo de reembolso do VAT?

O processo de reembolso do imposto de venda em Paris, França, é mais simples do que as pessoas inicialmente pensam. O primeiro passo é gastar mais de 175,01 euros numa única loja ou loja de departamentos. O segundo passo é pedir ao caixa a papelada do reembolso do VAT. Às vezes, os caixas não oferecem a restituição do imposto porque é uma papelada extra para eles, então certifique-se de perguntar! Você deve levar seus documentos de reembolso de imposto com você quando sair da UE. No aeroporto, você precisará ir até a seção de despacho do aeroporto e escanear sua papelada. É importante observar que a Seção Detaxe no aeroporto é antes de você fazer o check-in. Então, finalmente, você deve deixá-la na caixa para que seja enviada pelo correio. Dentro de 3 meses, você receberá o reembolso do imposto na fatura do seu cartão de crédito.

 

Quais países europeus se qualificam para o reembolso do VAT?

Estes são os países europeus que se qualificam para o reembolso do VAT: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo , Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Países europeus populares que não se qualificam para o reembolso do VAT: Suíça e Noruega!

 

Détaxe

Quanto tempo leva para receber meu reembolso depois de enviar minha papelada?

Existem 2 maneiras diferentes de receber o reembolso do VAT em Paris. A primeira forma é imediatamente na loja. Lembre-se de que nem todas as lojas oferecem o reembolso imediato, normalmente apenas as lojas de departamentos o fazem. (Printemps, Bon Marche, Galeries Lafayette, BHV, etc). Se você decidir que deseja receber o reembolso imediatamente, é oferecida uma taxa com desconto de 10,8% em vez do valor normal. Isso ocorre porque você está solicitando o dinheiro imediatamente. No entanto, você ainda tem que seguir o processo de papelada e enviar seus recibos e papelada no aeroporto.

A segunda forma é enviar a papelada no aeroporto. Muitas pessoas pensam que a restituição do imposto será devolvida ao cartão de crédito imediatamente. Este não é o caso, o processo de reembolso pode demorar até 3 meses.

Escolha a opção que melhor lhe aprouver. Eu sempre espero os 3 meses para receber o valor completo, até porque o câmbio provavelmente vai mudar e eu receberei mais Reais do que paguei na fatura do cartão.

 

Preciso levar meu passaporte quando for fazer compras ou apenas uma cópia dele?

Outra das perguntas mais comuns que recebo em relação ao processo de reembolso de impostos em Paris é: você precisa carregar seu passaporte ou uma cópia dele funcionará? Nenhum de nós gosta de carregar seu passaporte por aí desnecessariamente. Infelizmente, para o processo de reembolso de impostos na Europa, você precisa ter seu passaporte original. O que eu recomendo é que se você planeja fazer compras, faça todas as suas compras em um dia. Dessa forma, você não levará seu passaporte por vários dias e correrá riscos desnecessários.

 

Onde deixo o formulário de imposto de VAT no aeroporto?

Cada aeroporto tem uma área tributária de VAT diferente para entregar a papelada. Recomendo fazer pesquisas para descobrir onde é no aeroporto e chegar cedo para processar a papelada. Às vezes você terá sorte e não haverá uma fila na estação Detaxe em Paris, mas outras vezes a fila é extremamente longa. Definitivamente, recomendo dar-se bastante tempo para processar a papelada já que, dependendo de quando você estiver viajando, pode haver uma longa fila.

Em Paris, aqui estão os diferentes locais:

Em Paris-Orly
Terminal Sul: nível de embarque, portão G
Terminal Oeste: nível de desembarque, portão E

Em Paris-Charles de Gaulle (CDG)
Terminal 1: nível CDGVAL, hall 6
Terminal 2A: nível de embarque, portão 5
Terminal 2C: Nível de embarque, portão 12
Terminal 2D: Nível de embarque, portão 6
Terminal 2E: Nível de embarque, portão 4
Terminal 2F: nível de desembarque
Terminal 3: nível de embarque, lado ar

Lembre-se de que se você for pegar o trem, pergunte a um funcionário onde exatamente ele está localizado. É importante observar que se você estiver viajando para vários países diferentes, envie a documentação do VAT no país de saída da União Européia. Por exemplo, você compra um Louis Vuitton na Itália, depois um casaco na Alemanha e, finalmente, sai da França para voltar para casa. Você enviaria seu imposto de VAT na França, já que é o último país na Europa.

 

E se eu esquecer de enviar o formulário de reembolso do IVA ou executar as etapas incorretamente?

Todos nós sabemos que viajar e voar podem ser estressantes, especialmente quando você está voando para o exterior. Você está focado em garantir que sua bagagem não esteja acima do peso, garantindo que você não deixou nada no hotel e está com seu passaporte, etc. Muitas vezes, enviar o formulário de imposto de VAT é a última coisa em sua mente. Se você se esquecer de enviar seu formulário fiscal, não se preocupe, existem maneiras de enviá-lo quando não estiver no aeroporto. Siga estas etapas simples abaixo:

Dentro de 6 meses após a data de compra de seus produtos, você deve enviar um pedido de reembolso de imposto para:

Direção Générale des Douanes et Droits Indirects
Fiscalité, transports et politiques fiscales communautaires (bureau F1)
11, rue des Deux Communes
93558 Montreuil
França

Esta solicitação DEVE ser acompanhada pelos seguintes documentos:

Uma cópia do seu passaporte;
Uma cópia do seu bilhete de viagem ou cartão de embarque;
Um “attestation de présentation des marchandises” emitido por um consulado francês. Para obter este documento deve dirigir-se ao Consulado com a mercadoria que comprou, o seu passaporte e a sua passagem aérea - OU -
A declaração da alfândega brasileira ou da alfândega de seu país,que você fez para essas mercadorias ao entrar em seu país;
Uma carta com explicações detalhadas das razões pelas quais não foi possível obter o carimbo do formulário ao sair da França; E
O formulário.

 

Palavras finais

Resumindo, o processo de reembolso de impostos é bastante simples: gaste mais de 175,01 em qualquer loja ou loja de departamentos, forneça seu passaporte no caixa para preencher a papelada de reembolso de impostos, chegue ao aeroporto com antecedência para identificar a área alfandegária para reembolso de impostos , digitalize a papelada nas máquinas e coloque-a na caixa. Em 3 meses, o reembolso chegará no seu extrato! Aí está, o processo de reembolso do VAT em Paris!