Quando as tatuagens atrapalham a sua viagem
Dependendo do país, a cultura local vê as tatoos de forma mais ou menos condenável ou repudiável
Se você tem tatuagens muito visíveis ou em grande quantidade, veja aqui alguns países onde elas podem acabar atrapalhando a sua viagem.
Para grande parte do mundo desenvolvido, especialmente nos últimos anos, as tatuagens passaram a ser vistas como belas ou modernas adições à personalidade de uma pessoa, com muitas tatuagens conseguindo contar histórias interessantes sobre o passado de uma pessoa.
Mas em alguns países, as tatuagens ainda são consideradas um grande tabu. Em tais países, tatuagens expostas geralmente podem resultar em prisões e, quando se tratar de um viajante, às vezes deportação.
Então, a seguir apresentamos uma lista de países onde você deve ter cuidado extra sobre ostentar sua tinta — caso contrário, você pode acabar com mais problemas do que pensava!
Muitos países nesta lista podem não ter uma proibição definitiva das tatuagens, e nesses casos nós explicamos exatamente com o que você pode ter problemas (por exemplo, os símbolos nazistas vão te trazer muita dor de cabeça na Alemanha).
Alemanha, França e Eslováquia
Cada um desses três países tem leis específicas que proíbem a exibição de qualquer tatuagem simbolizando ou glorificando a cultura nazista. Expor qualquer tipo de tatuagem pode levar à detenção e potencial de deportação.
A atitude em relação às tatuagens na Alemanha, França e Eslováquia em geral é totalmente aceita, mas se você tem algo que simboliza ou até parece que apoia o antigo regime nazista, você vai ter um monte de problemas.
Sri Lanka e Tailândia
No Sri Lanka tem acontecido muitas detenções na última década, devido a viajantes e expatriados que expuseram ou mostraram suas tatuagens sobre Buda / budista em público.
O Sri Lanka, como país, tem crenças budistas extremamente fortes e, como tal, o governo é muito sensível em relação à sua religião ser desfigurada de alguma forma - especialmente quando se vê uma "pessoa de fora" exibindo uma tatuagem que marca algo tão simbólico no país.
Tal como o Sri Lanka, a Tailândia também está reprimindo turistas que expõem tatuagens religiosas. O governo tailandês afirma que eles acreditam que as tatuagens religiosas são culturalmente inapropriadas e que elas ofendem as religiões locais.
Tatuagens não-religiosas nesses países são tipicamente boas, e como ambos os países se estabeleceram como principais destinos turísticos, os habitantes locais normalmente aceitam muito os estrangeiros que têm tatuagens.
Japão
O Japão é surpreendentemente rigoroso quando se trata de tatuagens, especialmente considerando que muitas vezes é visto por muitos como um dos locais originais do nascimento da tatuagem como forma de arte.
Na história recente, as tatuagens têm tido conotações negativas em grande parte do país, e as autoridades reagem negativamente à tatuagens expostas que possa ser parecer chocante ou ofensiva. Isto é especialmente evidente se se relaciona a qualquer gangue de crime organizado dentro do país.
Muitos locais com áreas públicas dentro do Japão proíbem a entrada se você tiver tatuagens visíveis. Lugares populares que regularmente banem tatuagens incluem saunas, academias e resorts. Uma recente pesquisa do governo descobriu que 56% dos hotéis e pousadas proíbem os visitantes tatuados de suas áreas de banhos públicos e piscinas.
Coréia do Norte
Embora algumas tatuagens sejam permitidas dentro do país, elas estão sujeitas a regulamentações muito rígidas. Na Coréia do Norte todas as tatuagens expostas devem mostrar elogios à família Kim (líderes) ou ter algum tipo de propósito político aprovado atribuído a elas.
Se você tiver tatuagens não relacionadas a essas especificações, poderá ser deportado ou mesmo condenado a prisão com trabalhos forçados.
Vietnam
Tatuagens já tiveram um estigma na cultura vietnamita; elas eram vistas como associadas a atividades criminosas e ilegais, e a operação ou posse de qualquer tipo de loja / estúdio dentro do país foi banida. Mas, influenciado pelas tendências internacionais, o povo vietnamita tornou-se mais receptivo ao conceito e a indústria de tatuagens está crescendo rapidamente.
Se você está viajando fora das principais cidades e se está recebendo atenção negativa para suas tatuagens, isso pode ser resultado de mentalidades e atitudes antigas que ainda existem entre as gerações mais velhas e comunidades mais tradicionais. Então, tenha algo à mão para cobrir se você tiver tatuagens expostas.
Se você está viajando com uma nova tatuagem, e o processo de cura se tornar problemático, tente ir a um estúdio de tatuagem especializado em uma das principais cidades. Mas sempre priorize procurando cuidar de sua tatuagem para evitar possíveis infecções.
Irã
Tatuar-se ou mostrar tatuagens em público tornou-se um assunto delicado neste país nos últimos anos.
Líderes e autoridades do governo declararam publicamente que acreditam que a prática da tatuagem está associada à adoração ao demônio, e que tatuar é visto como um sinal da ocidentalização, o que recebe forte oposição.
Se for ao Irã, seja extremamente cuidadoso ao expor qualquer tipo de tinta — especialmente qualquer coisa baseada em religião.
Turquia
Embora as tatuagens não sejam atualmente ilegais dentro do país, os principais oficiais da Turquia se tornaram cada vez mais hostis à arte corporal nos últimos tempos.
Recentemente, por exemplo, o principal órgão religioso da Turquia emitiu um pedido para que todos os muçulmanos com tatuagens dentro do país se arrependessem ou tivessem a tatuagem removida cirurgicamente.
Malásia
As tatuagens são proibidas na Malásia devido a razões religiosas.
Muitos grupos governamentais e públicos do país acreditam que, ao serem tatuados, você está decidindo mudar a maneira como Deus inicialmente criou você - o que é visto como um pecado terrível.
Em resumo:
Embora as tatuagens possam ser vistas como meios extremamente positivos de auto-expressão em muitas áreas do mundo — é preciso lembrar que outros países diferentes daqueles que você conhece melhor, podem não ver e aceitar dessa maneira.
Sempre seja cauteloso ao viajar para novos países se você tem tatuagens e sempre pesquise um pouco como sua tinta pode ser percebida em qualquer novo país em que você esteja pensando em entrar.
Ademais, se você tem tatuagens que não se expõem facilmente, ou seja, estejam em partes do corpo facilmente cobertas, exerça o respeito aos costumes locais e modo de ver das pessoas. É o país deles, eles vivem lá, você não.