PRIMAVERA EM PARIS: OS MELHORES LUGARES PARA APRECIAR A TEMPORADA DE FLORES

Com a chegada da primavera, a cidade explode em flores. Nesse artigo vou relacionar os melhores lugares onde apreciar as cores do florescimento.

PRIMAVERA EM PARIS: OS MELHORES LUGARES PARA APRECIAR A TEMPORADA DE FLORES

Ansioso para ver Paris em plena floração?
Saiba que muito, mas muito mais gente também está.

Durante os meses de março e abril, milhares de árvores em Paris e em toda a França explodem em diferentes tons de branco e rosa, banhando o chão com a minha cor favorita. Paris, durante as flores da primavera, tem sido subestimada pelas pessoas em todo o mundo até o aparecimento do Instagram. Desde os últimos dois anos, as pessoas começaram a descobrir o magnífico desfile de flores que Paris tem a oferecer, então agora a Cidade do Amor é considerada uma das cidades mais bonitas para se visitar durante a florada da cerejeira ou Sakura. Agora, milhares de turistas viajam para Paris para ver o maravilhoso espetáculo dessas flores brancas ou rosa desabrochando em torno das obras-primas da arquitetura gótica, elegantes castelos franceses e vastos parques parisienses.

As famílias francesas também aguardam esta época mágica do ano. Muitos deles apreciam a flor de cerejeira sob as árvores, curtindo um piquenique com um copo de vinho e uma caixa de morangos. Se você está planejando uma viagem para ver as famosas flores de cerejeira em 2020, a coisa mais importante a considerar é a hora da visita. Existem muitos locais importantes com uma variedade de flores — alguns têm as árvores mais antigas, outros as maiores fileiras de árvores e alguns estão perto de áreas históricas ou outros locais importantes. Você pode se deslocar rápida e facilmente entre muitos locais usando o transporte público, bicicleta e metro.

 

 

Depois de decidir as datas da sua visita a Paris, aproveite ao máximo sua experiência com as cerejeiras. Infelizmente, nem todos os locais tem a floração ao mesmo tempo, o tempo de floração pode variar amplamente com base nas condições climáticas. Se o clima de inverno for mais ameno, isso influenciará para uma floração mais precoce. As primeiras flores a abrir são geralmente magnólias (não Sakura, mas também incrivelmente bonitas) em meados de março. Vento, chuva e neve pesada, como experimentamos em fevereiro deste ano, podem fazer com que as flores apareçam depois da média, afetam as formas e a densidade das flores e podem prolongar ou diminuir a estação de floração.

 

Na maior parte de Paris, a floração geralmente ocorre em meados de março e até o final de abril, mas, como já escrevi, podem haver alguns atrasos ou adiantamentos na florescência por causa das condições climáticas, por isso é muito importante prever o momento certo para sua viagem. É uma pena, mas, não há calendário ou previsão de flores, como é feito para os hanami japoneses (a tradição de ver e apreciar a beleza da flor de cerejeira) na temporada de Sakura, mas uma das maneiras mais confiáveis de verificar as flores é frequentar o grupo Amamos Paris no Facebook para atualizações.

Para começar, as primeiras flores são as magnólias. Um dos maiores locais para ver uma boa quantidade de magnólias no centro de Paris é o Jardin du Palais Royal. O parque está localizado no meio do antigo palácio real que hoje abriga o Conselho Constitucional. No amplo pátio interno, você pode apreciar a flor rodeada por uma mistura de arquitetura clássica com peças de arte moderna, colunas de Daniel Buren, fontes, cafés e lojas de antiguidades, além de outras floras tipicas da primavera (rosas, narcisos e muito mais) .

Outros lugares para encontrar árvores de magnólia incluem Champs des Mars, de frente para a Torre Eiffel, que, provavelmente, oferece uma das vistas mais espetaculares e um amplo jardim do Jardin des Combattants Espagnols de la Nueve, próximo ao Hotel de Ville. O jardim fica aberto apenas nos fins de semana, mas tem um par verdadeiramente encantador de árvores cor-de-rosa e cantos encantadores para sentar e ler um livro sob as flores. Champs de Mars sempre foi um local de culto para qualquer turista que visita Paris, então espere grandes multidões, especialmente durante a floração.

 

 

Quase ao mesmo tempo, você pode ter a sorte de pegar as primeiras flores de cerejeira que não é tão espetacular quanto o "cerisier" francês, mas muito delicada e, infelizmente, passageira. Elas florescem principalmente em frente à Torre Eiffel, Champs de Mars e ao jardim interno do Petit Palais. O maior e mais impressionante período para as flores é, definitivamente, abril. As primeiras nuvens grandes e fofas a serem abertas são as do Trocadero Gardens, que oferecem uma vista perfeita da Torre Eiffel e do famoso carrossel. O local também é inundado por turistas, desde as primeiras manhãs, pois muitos visitantes vêm aqui para tirar fotos e aproveitar a vista.

 

 

No entanto, para mim (e tenho certeza de que para quase todo mundo), o melhor lugar para ver as flores de Sakura seria a Praça Jean XXIII, ao lado da catedral de Notre Dame. As nuvens rosadas criam uma moldura perfeita ao redor do conjunto da catedral, proporcionando vibrações ainda mais mágicas. O local também inclui muitos bancos, playgrounds, por isso é um local amado por famílias francesas e, claro, por numerosos turistas.

Eu também vou incluir o Jardin des Plantes, que não apenas possui a maior cerejeira da cidade, mas também muitos outros tipos de flores, então esse lugar é divertido de visitar e mais fácil de fotografar, especialmente fotos panorâmicas, pois o parque é muito espaçoso. Se você puder sair um pouco do centro da cidade e ir além, poderá desfrutar de um vasto campo de narcisos e várias longas alamedas de cerejeiras no Parc Clichy-Batignolles. Devido à sua localização, pode ser uma variante melhor para quem deseja ter um momento relaxante em um ambiente mais calmo.

No ano passado, também fiz uma grande descoberta, a do Paris Park Floral, localizado na parte oriental da cidade, que se tornou meu local pessoal favorito. O parque apresenta não apenas dezenas de plantas e animais fofos vagando em uma liberdade absoluta, mas as melhores magnólias que eu já vi, surpreendentes com seus brotos gigantes e o formato dos galhos. Eles geralmente também estão florescendo quase ao mesmo tempo que as cerejas.

Você também pode ver grupos menores de árvores por toda a cidade, como na famosa livraria inglesa Shakespeare and Company, junto com as saídas da linha de metrô 1 Saint Paul, nos Campos de Marte e no Jardin Tino-Rossi.

Esses lugares estão em plena floração quase ao mesmo tempo. Mas a mágica não termina, já no final de abril, um enorme grupo de flores de cerejeira (mais de 150 árvores!) explode no Parc de Sceaux. Quando em plena floração, parece um verdadeiro conto de fadas rosa criado de propósito para fazer um piquenique com seus entes queridos sob as pétalas rosa de Sakura.

Conclusão

Neste artigo, tentei reunir minhas jóias favoritas sobre a floração da cerejeira, mas, é claro, este guia não está completo. Certifique-se do horário de funcionamento de cada local antes da sua visita e verifique as flores com antecedência, pois isso varia de um ano para outro. Avise-me se você tiver alguma adição pessoal a esta lista, pois seria ótimo criar um guia completo da estação das flores em Paris!