Passeios na praia são bons para nossa saúde mental, diz estudo

Caminhar na praia traz grandes benefícios para a nossa saúde mental, segundo um estudo realizado em Barcelona, Espanha.

Passeios na praia são bons para nossa saúde mental, diz estudo
<span>Photo by <a href="https://unsplash.com/@azrieazhar?utm_source=unsplash&amp;utm_medium=referral&amp;utm_content=creditCopyText">Azrie Azhar</a> on <a href="https://unsplash.com/s/photos/walking-on-beach?utm_source=unsplash&amp;utm_medium=referral&amp;utm_content=creditCopyText">Unsplash</a></span>

Eis algo que, creio, todos concordam: caminhar na praia é relaxante, nos distrai e nos dá a sensação de paz e calma.

Pesquisadores do Instituto de Saúde Global de Barcelona, na Espanha, descobriram que aqueles que faziam caminhadas regulares na areia registravam um humor melhor, níveis mais altos de vitalidade e saúde mental mais forte.

A autora principal e estudante de doutorado, Cristina Vert do ISGlobal, disse: "Avaliamos os efeitos imediatos de fazer uma curta caminhada em um espaço azul. Já a exposição contínua e duradoura a esses locais pode ter efeitos positivos sobre a saúde cardiovascular, mas não conseguimos observar neste estudo. Nossos resultados mostram que os benefícios psicológicos da atividade física variam de acordo com o tipo de ambiente onde ela é realizada, e que os espaços azuis são melhores do que os urbanos neste aspecto ”.

O coordenador de pesquisa, Dr. Mark Nieuwenhuijsen, acrescentou: "Vimos uma melhora significativa no bem-estar e humor dos participantes imediatamente após terem saído para uma caminhada no espaço azul, em comparação com uma caminhada em um ambiente urbano ou descanso. Especificamente, após uma curta caminhada na praia em Barcelona, ​​os participantes relataram melhorias em seu humor, vitalidade e saúde mental. De acordo com as Nações Unidas, 55% da população global agora vive em cidades. É fundamental identificar e valorizar os elementos que melhoram a nossa saúde — como os espaços azuis — para que possamos criar cidades mais saudáveis, sustentáveis ​​e habitáveis.”