Paris a Provins, passeio de um dia.
Saiba tudo o que você precisa saber para planejar sua próxima viagem a Paris, desta vez a Provins, uma cidade medieval no coração da região de Champagne.
Situada a cerca de 90 quilômetros a sudeste de Paris, no antigo território dos Condes de Champagne, Provins (com o S mudo) fica o mais distante possível da capital, sem sair da região de Île-de-France. Fica a pouco mais de uma hora de trem da estação ferroviária de Paris Gare de L'Est. Esta cidade medieval fortificada foi construída para acomodar uma feira comercial anual que liga o norte da Europa ao Mediterrâneo. Em 2001, em reconhecimento à sua qualidade de cápsula do tempo, pelo alto grau de preservação de seu conjunto arquitetônico e traçado urbano, foi considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.
Realizada no início do verão, a maior atração da cidade é a reconstituição da feira medieval de um final de semana, mas vale a pena uma visita em qualquer dia do ano.
É um lugar fantástico para ir com crianças de todas as idades durante as altas temporadas (abril a outubro). A principal atração são os shows medievais que são realizados, mas também para a arquitetura medieval. E mesmo se você não gosta de medieval, ainda há muito o charme de uma pequena cidade francesa para se deliciar!
Um pouco de história
Provins foi encontrada abandonada no século 9 por monges que fugiam de Norman e se tornou uma cidade muito importante no século 13, onde era conhecida por suas feiras, as "Foires de Champagne", e produção de lã. Naquela época, a população era de cerca de 80.000, o que é muito mais do que hoje (cerca de 11.000). Rosas vermelhas, trazidas para lá pelos cruzados, tornaram-se o emblema da casa de Lancaster, uma dinastia franco-britânica. Tamanha era sua importância que Provins tinha até sua própria moeda, privilégio apenas das cidades mais poderosas.
A inacabada Igreja Colegiada de Saint Quiriace em Provins | © WikiCommoms
O que ver e fazer
Ao chegar em Provins, a primeira coisa que irá avistar é a enorme muralha que cerca a cidade. Ela é composta 2 portões fortificados, de 22 torres ao longo de 1200 metros em uma muralha que começou a ser construída em 1226 (entre os séculos 11 e 14).
La Tour de Cesar
Outro exemplo impressionante de fortificação medieval é o Tour César, uma colina mantida a partir do século XII que oferece vistas espetaculares da cidade e da paisagem circundante. Se as alturas não são a sua cara, você pode conferir as galerias subterrâneas. As inscrições nas paredes contam a história em evolução da cidade acima.Também recomendamos que você tenha um sabor adicional da cultura local com uma visita ao Grange aux Dîmes, um celeiro e mercado de armazenamento, ou o Musée de Provins et du Provinois . Como você imagina, a cidade também está repleta de monumentos religiosos. Uma das mais incomuns é a Igreja Católica Collégiale Saint-Quiriace. Iniciado no século XII, acrescentado no século XVII, mas nunca completamente concluído, o edifício é um lembrete importante das mudanças econômicas da cidade.
La collégiale Saint-Quiriace
Após ter visitado a torre, outra parada obrigatória é a Igreja da cidade, Conhecida como La collégiale Saint-Quiriace, ela foi construída no século XII, a partir do ano de 1160.
A igreja já recebeu importantes visitas em sua história, sendo que a que ficou mais marcada, é justamente a de Joana D’Arc, que participou de uma missa juntamente com o Rei Carlos VII.
A entrada é gratuita e em seu interior você encontrará uma igreja simples, medieval, com bastante peso histórico e linda para quem ama a idade media, assim como nós.
Place du Châtel
Outro local que é importante conhecer é a praça principal da cidade. É lá onde ocorriam as disputas entre cavalheiros da época, uma cerimonia que ocorre até os dias de hoje em Provins.
É lá que ocorre anualmente o maior evento medieval da França.
Há um espetáculo legal de assistir também, que ocorre de 31 de março até 4 de novembro, é bem legal! tem bastante atrações da época medieval e disputas da mesma forma que ocorriam antigamente. Esse espetáculo se realiza na Porte Saint-Jean.
Ao seu redor da praça há diversas opções de restaurantes.
Outro local turístico que a cidade tem, é o Les Souterrains.
Les Souterrains
Trata-se do local onde os locais armazenavam as comidas na época, já que não existia geladeira.
Era lá também onde eles armazenavam os champanhes e há indícios que nesse mesmo local eram realizados cultos maçônicos e de outras culturas também.
Nesse local semanalmente rola um almoço ou jantar, dependendo do dia, bem ao estilo medieval. Costuma custar 40 euros por pessoa. Para mais informação sobre esse buffet à la medieval.
Bom, esperamos que tenham gostados dessas dicas e se decidirem ir para Provins tenham certeza que vocês irão gostar! É uma cidade linda e aproveite para se perder por suas ruas e apreciar o que há de melhor do estilo medieval.
Como chegar lá
A maneira mais fácil de chegar a Provins, de Paris, é pegar a SNCF Transilien Line P da Gare de l'Est. Os trens partem a cada hora e a viagem leva cerca de uma hora e 20 minutos. Você pode usar seu passe Navigo e, se você for de fora da cidade e tiver um cartão Paris Visite de cinco zonas, o trem custará cerca de 12 euros. Ele leva aproximadamente a mesma quantidade de tempo e é uma rota bastante reta ao longo da N4.
Ruas de Provins | © WikiCommoms