Os Melhores Pequenos Museus de Paris

Existem alguns pequenos museus em Paris, pouco conhecidos e muito interessantes, que valem a sua visita.

Os Melhores Pequenos Museus de Paris
Os Melhores Pquenos Museus de Paris

Louvre. Musée d'Orsay. Le Centre Pompidou. Todos eles são belos e famosos museus, sim, mas se você já esteve em Paris e visitou essas joias, por que esperar na fila por horas apenas para ser cotovelado por alguém tentando tirar uma selfie com a Mona Lisa depois de descobrir que eles não podem usar seu pau de selfie? Mergulhe fundo no coração da cidade com alguns dos mais belos e pequenos museus de Paris, muitas vezes totalmente desconhecidos pela maioria dos turistas.

 

Pequenos museus em Paris

Musée Nissim de Camondo

 

Musée Nissim de Camondo

Um museu fabuloso, geralmente organizado da mesma maneira que era enquanto a família Camondo morava lá. Judeus sefarditas expulsos da Espanha no final do século XV, os Camondos foram primeiro a Veneza, na Itália, e depois a Istambul, na Turquia, onde fundaram o que se tornou o maior banco do Império Otomano. A mansão de Paris estava estampada no Petit Trianon, em Versalhes.

63 rue de Monceau, 8th, 01.53.89.06.50. Fechado nas segundas e terças-feiras.

Website

 

Musée Cognacq-Jay

Théodore-Ernest Cognacq e sua esposa Marie-Louise Jay foram os fundadores empresariais da loja de departamentos La Samaritaine, onde fizeram fortuna e sua coleção é notável. Você encontrará pinturas de Fragonard, Boucher, Watteau, Nattier, Greuze e Quentin La Tour, entre outras, além de porcelana, caixas de rapé, tapeçarias de Aubusson e, além disso, uma cama de dossel que pertenceu à tia de Luís XVI, Madame Adélaïde.

8 rue Elzévir, 3rd, 01.40.27.07.21. Fechado nas segundas-feiras.

Website

 

Musée National Jean-Jacques Henner

Henner (1829-1905) foi um dos pintores mais apreciados de sua geração. A mansão do museu foi comprada por Marie Henner, a viúva do sobrinho de Henner, e doada ao estado para abrigar o trabalho do artista. Embora Henner nunca tenha morado aqui, ele às vezes jantava com o proprietário original, Guillaume Dubufe, um pintor da sociedade que teria o mesmo estilo de vida e gosto eclético.

43 ave de Villiers, 17th, 01.47.63.42.73. Fechado nas terças-feiras

Website

 

Galérie-Musée Baccarat

Este museu é destinado a deslumbrar. Instalado na antiga casa da socialite Vicomtesse Marie-Laure de Noailles, este é o carro-chefe do fabricante de cristais de Bacará, que também abriga três butiques e um restaurante sofisticado. Uma seção do museu apresenta comissões especiais para os clientes de maior prestígio do Bacará - o Príncipe de Gales, o Imperador do Japão, o Xá do Irã, o rei Farouk do Egito, Josephine Baker, Josephine Baker, Coco Chanel, Aristóteles Onassis e até o papa João Paulo II.

11 pl des Etats-Unis, 16th, 01.40.22.11.00. Fechado domingo e terça-feira.

Website

 

Musée de la Poupée

Escondido em um beco sem saída charmoso e florido entre o Centre Pompidou e o Marais, em frente ao recentemente inaugurado Jardim Anne Frank, o museu tem cerca de 500 bonecas antigas, de 1800 a 1919 — principalmente francesas, alemãs e algumas do Japão.

Impasse Berthaud, 22 rue Beaubourg, 3rd, 01.42.72.73.11. Fechado na segunda-feira

Website

 

Musée Dapper

Um imperativo para aqueles que gostam das artes africanas. Não há coleção permanente, apenas exposições temporárias temáticas que duram longos períodos, mas entre as exposições o museu fecha e é aconselhável verificar com antecedência.

35 bis rue Paul Valéry, 16th, 01.45.00.91.75.  Fechado na terça-feira

Website

 

Musée de la Poste

Este museu é muito mais emocionante do que parece — nesta era das comunicações instantâneas, viajar de volta pela história dos serviços postais se torna uma experiência poética.

34 blvd de Vaugirard, 15th, 01.42.79.24.24. Fechado domingo

Website

 

Musee de la Vie Romantique

Tout Paris se reuniu nesta vila italiana em uma adorável rua de paralelepípedos, casa do pintor Ary Scheffer, cujo salão atraiu as principais estrelas artísticas e intelectuais da época: George Sand, Chopin, Rossini, Ingres, Delacroix e Turgenev. Agora dedicado às recordações de Sand and Scheffer, o museu também possui um charmoso salão de chá no jardim, que é o local favorito para passar uma ou duas horas.

16 rue Chaptal, 9th, 01 55 31 95 67. Fechado segunda-feira

 

Musée des Arts et Métiers

As crianças que amam Legos, ou consertar coisas em geral, certamente ficarão felizes em explorar os milhares de exemplos de design e tecnologia engenhosos aqui, desde bicicletas antigas a um modelo do pêndulo de Foucault. O prédio em si, um priorado transformado em prisão durante a Revolução, merece uma visita. Ah, e tem um bonito espaço verde adequado para relaxar ao ar livre.

60 rue Réaumur, 3rd, 01 53 01 82 00 . Fechado segunda-feira

 

Musée Eugène Delacroix

Os fãs de um dos mestres da pintura francesa do século XIX vão querer garantir uma visita a este local, que engloba o estúdio, apartamento e jardim de Delacroix, selecionado por sua proximidade com a Igreja de Saint-Sulpice. Há entrada gratuita com um ingresso para o Louvre, se você visitar os dois museus no mesmo dia — veja suas obras-primas lá e depois vá aqui para ver seus aposentos particulares, esboços preliminares e o amado espaço verde que alimentou sua imaginação.

Nota: A casa final, a última do artista Eugène Delacroix (1798-1863) contém apenas uma pequena coleção de seus esboços e desenhos. Mas você pode conferir o adorável estúdio que ele construiu no grande jardim na parte de trás para trabalhar nos afrescos que ele criou para a Igreja St-Sulpice, onde permanecem expostos hoje. O museu também abriga exposições temporárias, como as experiências de Delacroix com a fotografia. O principal pintor romântico da França teve a sorte de viver na Place Furstenberg, uma das menores e mais românticas praças de Paris: isso é motivo suficiente para vir.

6 rue de Furstenberg, 6th, 01 44 41 86 50. Fechado terça-feira

Website