Os 5 jardins e parques gratuitos imperdíveis de Paris

Se você já esteve na França, sabe que os franceses realmente sabem fazer jardins e os parisienses podem ser os melhores da França. Se ainda não o fez, prepare-se para alguns dos parques e jardins mais bem conservados e com curadoria do mundo e quase todos têm acesso gratuito.

Os 5 jardins e parques gratuitos imperdíveis de Paris
Os 5 jardins e parques gratuitos imperdíveis de Paris

1. Jardins de Luxembourg

Os Jardins de Luxemburgo (Jardin du Luxembourg) são lindos, amplos e bem no centro da cidade, entre Saint-Germain-des-Prés e o Quartier Latin. Eles são, sem dúvida, um parque de visita obrigatória enquanto estiver em Paris. Definitivamente, a melhor escolha para um parque em Paris.

Os jardins foram criados em 1612 por Marie dé Medici de Florença, inspirados nos Jardins de Boboli em Florença. É um jardim de 23 hectares no centro de Paris. Como você poderia esperar em Paris, eles são bem cuidados e absolutamente livres para entrar.

Os jardins, que cobrem 25 hectares de terra, são divididos em jardins franceses e jardins ingleses. Entre os dois, encontra-se uma floresta geométrica e um grande lago. Há também um pomar com uma variedade de maçãs velhas e esquecidas, um apiário para você aprender sobre apicultura e estufas com uma coleção de orquídeas de tirar o fôlego e um jardim de rosas. O jardim conta com 106 estátuas espalhadas pelo parque, a monumental fonte Medici, a Orangerie e o Pavillon Davioud. Existem muitas atividades e instalações para as crianças, como fantoches, passeios e slides. Os adultos, sejam parisienses ou turistas, podem jogar xadrez, tênis e jogar bridge ou em barcos com controle remoto. Você pode passear por horas e se perder, observar as crianças competindo em veleiros e ter uma ótima conversa com quem quer que esteja.
A programação cultural é caracterizada por exposições fotográficas gratuitas nas grades do jardim e por concertos no coreto.

Endereço: (6º arrondissement)
Rue de Médicis - Rue de Vaugirard - 75006 Paris

 

2. Jardim das Tulherias

Jardin des Tuileries

Os jardins das Tulherias (francês: Jardin des Tuileries) compõem um parque parisiense situado na margem direita do rio Sena, entre a praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel. Ele é uma escolha natural quando você está visitando Paris. Ele fica bem na saída do Louvre, então você quase certamente o verá e andará por ele após sua visita ou passeio pelo Louvre. Dito isso, recomendo reservar uma hora a mais para passear e até pegar um drink em uma barraca e relaxar.

Há uma grande fonte pequena no centro com assentos ao redor que é verdadeiramente inspiradora e relaxante ao mesmo tempo. O jardim é totalmente gratuito e salpicado de estátuas, cercas vivas e fontes. São 30 hectares na fronteira com o museu do Louvre e o Museu l'Orangerie está situado no canto sudeste. Há até uma roda-gigante no local.

Criado no século XVI, em estilo italiano e por ordem de Catarina de Médicis para decorar o entorno do palácio das Tulherias onde passava seus tempos livres, em 1664, o arquiteto André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o palácio de Versalhes, transformou-o num jardim no estilo francês, formal e simétrico, cheio de estátuas ornamentais.

O Musée de l'Orangerie e o Jeu de Paume, sedes de importantes exposições de arte contemporânea, ficam em dois pavilhões dentro do parque, que oferecem uma esplêndida perspectiva dos Champs-Élysées, do arco do Triunfo e do Grande Arco de la Défense.

Entre as atividades de lazer para as crianças, estão o teatro de marionetes, os passeios de burro e os barquinhos de brinquedo para navegar no tanque octogonal.

Endereço: Place de la Concorde (1º arrondissement)

 

3. Bois de Boulogne

De todos os jardins desta lista, Bois de Boulogne é o único parque extremamente grande em que você realmente pode se perder. Você também encontrará uma concentração muito alta de parisienses aqui, já que a maioria dos turistas gravitaria em torno de um parque mais famoso.

Ocupando o lugar da antiga floresta de Rouvray, o bosque foi palco de diversas experiências aerostáticas realizadas por Alberto Santos Dumont entre 1898 e 1903, culminando no histórico voo do 14-Bis em 1906. 

É o lar de vários lagos, um dos quais é grande o suficiente para ter duas ilhas. Você verá pessoas remando, se exercitando, caminhando e geralmente curtindo a natureza.

Este parque também abriga o Museu da Fundação Louis Vuitton. Você encontrará muito o que fazer com as crianças aqui, como o Jardin d’Acclimatation. Local bacana com passeios e tal.

Uma experiência muito legal para os românticos é comer no Le Chalet des Iles. Ele está localizado em uma ilha no Lac Inférieur e você tem que pegar uma balsa para chegar lá. É muito caro, então este seria um ótimo lugar para ir para uma noite chique. Esses são os tipos de coisas que precisam se organizadas com boa antecedência.

Este parque é gratuito e não fecha, mas eu não recomendo ir muito fundo no parque tarde da noite por razões bem óvias!

Endereço: Bois de Boulogne, Paris

 

4. Jardin des Plantes

Você provavelmente poderia adivinhar a tradução em portugês deste nome, não é? O jardim de plantas é muito bonito e muito grande, com cerca de 28 hectares.

Este jardim é realmente sobre diversidade de plantas. Você encontrará fileiras e mais fileiras de árvores floridas, bem como um Museu ou Galeria dedicado à botânica. Depois de uma visita a Paris, você vai perceber que os parisienses levam a jardinagem muito a sério e este jardim realmente o deixará boquiaberto.

Há muitas coisas para fazer neste jardim, incluindo a Galeria da Evolução, que é um verdadeiro deleite para crianças de todas as idades. É um museu de história natural, mas muito mais bonito e elegante do que qualquer outro que já vi. Se eu estivesse indo para Paris com crianças, é para lá que eu iria.

Endereço: 57 Rue Cuvier (5th arrondissement)

 

5. Champ de Mars e Trocadéro

No que diz respeito à vegetação e cuidados, Champ de Mars ou Trocadéro não tem nenhuma comparação para com os outros parques listados acima. Mas, nenhum dos outros tem a Torre Eiffel.

Esse é daqueles parques que você não planeja ir, você é obrigado a ir ao Champ de Mars! Acontecerá se você planejar ou não. Nenhuma viagem a Paris está completa sem ver a Torre Eiffel de perto e Champ de Mars é onde a majestosa senhora torre mora.

Minha recomendação é fazer uma pequena caminhada pela Pont d'Léna até os Jardins du Trocadéro. Tem uma excelente vista da torre e os jardins são ligeiramente melhores, na minha opinião. Você não se conectará totalmente com a natureza como em Bois de Boulogne, mas com certeza obterá algumas fotos épicas!

Eu, sempre que tinha algum tempo livre, corria para o Campo de Marte só para ficar lá deitado na grama olhando a torre sem nenhuma pressa de ir embora. Eu admito, tenho uma paixão incontrolável pela torre. Pronto, falei!

Endereço: 2 Allée Adrienne Lecouvreur (7th arrondissement)

 

Sobre Paris

Paris é a capital da França e abriga mais de 2 milhões de pessoas na cidade de 87 kilômetros quadrados. O rio Sena divide a cidade em duas seções, a margem direita e a margem esquerda com duas ilhas, île Saint -Louis e Île de la Cité. É uma cidade relativamente plana com duas áreas mais elevadas, Montmartre e Belleville, que oferecem vistas fabulosas!

Para saber mais sobre Paris, visite nosso Blog Amamos Paris e participe do nosso grupo no Facebook