O museu com a maior coleção do mundo de obras de Picasso abrirá no sul da França

O museu com a maior coleção do mundo de obras de Picasso

O museu com a maior coleção do mundo de obras de Picasso abrirá no sul da França

Mais de 2.000 obras do artista espanhol desembarcarão na localidade de Aix-en-Provence

Jacqueline e Pablo Picasso é o nome escolhido para um museu que “reunirá mais de 2.000 obras, entre elas mais de 1.000 pinturas, convirtendo-se na maior coleção de obras de Picasso do mundo”, explicam fontes oficiais.

Pinturas, desenhos, cerâmicas, esculturas, fotos… comporão uma coleção na qual se destacam especialmente os retratos que Picasso pintou de Jacqueline, sua última esposa.

“Outro dos aspectos interessantes deste museu será a variedade de períodos representados, apesar de que ele compreende entre 1952 e 1973, etapa em que Jacqueline e Pablo Picasso viveram juntos até a morte dele, será o mais importante en cuanto a obras expuestas”, indicam as fontes, que não precisaram a data de inauguração do novo museu de Aix-en-Provence.

 

 

Foi confirmado que o centro Jacqueline et Pablo Picasso se localizará onde foi, até 2016, o Collège des Prêcheurs, quer dizer, em um dos edificios históricos que se encontram no centro da cidade.

No total, “ocupará 4.600 metros quadrados em três andares, dos quais 1.500 será área de exposição: 1.000 metros quadrados para as mostras permanentes e 500 para as temporárias”, disseram.

O museu contará, ademais, com um centro de documentação sobre Picasso, estúdios de cerâmica e gravação, um auditório de 200 lugares, uma cafeteria e um restaurante.

As fontes consultadas esperam uma afluência de uns 500.000 visitantes ao ano, ou seja, uns 1.500 por dia em média.