O Metrô de Paris é seguro?
Saiba como transitar pelo Metrô com mais segurança

Por simples razão de bom senso, se pode afirmar que tudo depende do seu modo de se portar, ser o metrô de Paris seguro ou não. De uma forma geral podemos dizer que é bem seguro.
É claro que se você ficar andando por aí com objetos de valor ou jóias à mostra, isso não será nem um pouco seguro.
A sua incolumidade física dificilmente estará em jogo, mas os seus bens, ah, aí o risco é bem grande.
Em suma, o seu inimigo se chama "batedor de carteira", ou em inglês, pickpocket. Eles se aproveitam do seu descuido e com muita destreza levam o seu bem.
Vamos examinar alguns bons conselhos para você se manter no lado seguro da sua viagem de metrô:
— Preste atenção no sinal de fechar as portas
Isso significa que as portas vão fechar e é muito fácil para os ladrões roubarem você e sairem antes que as portas se fechem. É quando o batedor de carteiras tem a chance de roubá-lo e deixar o trem antes que as portas se fechem. Nenhuma chance para você pegá-los!
— Não cochile
Ao viajar, caminhando tanto, acordando cedo, tudo isso cansa e, especialmente no fim do dia, com o balançar do trem, é muito fácil você sentir sono e acabar cochilando. É nessa hora que você pode acabar perdendo sua bolsa, mochila ou carteira. Fique alerta!
— Não seja solícito demais
Este golpe acontece em uma encenação promovida por dois batedores de carteira trabalhando juntos. O primeiro deixa cair seu cartão ou carteira bem na sua frente e, já que você é porque você é um cavalheiro, você se dobra para ajudá-lo. Neste momento, o segundo batedor de carteira esvazia seu bolso de trás. Não seja tão legal assim!
— Alerta falso
Este golpe é bem simples: alguém no meio do público grita "Ladrão!" (Voleurs!). Instintivamente você põe a mão onde está sua carteira, o seu dinheiro ou objeto de valor, você se dununcia. É nesse momento que todos os ladrões descobrem onde suas próximas vítimas guardam seus valores.
Minutos depois você relaxa e aí vem o seu prejuízo.
Simplesmente não reaja!
— Distrações
Grupo de batedores de carteira fingem brigas, discuções ou qualquer outro ato que distraia as pessoas. Nesse momento outros vem por trás e levam carteiras e conteúdos de bolsas.
Fique longe de distrações no metrô!
— Linha 9
A linha 9 é a linha mais perigosa e vai de Boulogne, no oeste, até Montreuil, no leste, com paradas no Trocadero e nos Champs-Elysées. Seja extremamente cuidadoso!
— Não seja caridoso
No metrô, há muitas instituições de caridade falsas ou ativistas que pedem dinheiro ou que você assine algo. O objetivo disto é distraí-lo e torná-lo um alvo fácil para outros batedores de carteira. Esteja ciente de que batedores de carteira são organizados e trabalham juntos em gangues. Ah, e deixe para praticar caridade na sua própria terra.
— Bebida derramada
Outra técnica favorita de batedor de carteiras é derramar uma bebida em você. O batedor de carteira solicitamente vai limpá-lo com um lenço de papel e ao mesmo tempo roubá-lo. Não deixe que estranhos cheguem perto de você, muito menos que o toque!
— Esteja vigilante
Você está de férias, logo você não precisa se apressar nem se arriscar. Bom, você pode esperar pelo próximo metrô e evitar as multidões. Não mostre seus objetos de valor. É melhor usar seu celular em um local seguro do que na frente de todos. Retire suas jóias antes de viajar. Nunca use no metrô, mas coloque-o de volta quando você chegar ao local onde deseja usar, uma festa, à ópera, em um encontro...
— Bolsas e carteiras seguras
Para tornar a vida dos batedores de carteira mais difícil, a solução mais fácil em qualquer país é colocar seus objetos de valor em uma bolsa bem fechada, devidamente lacrada, presa em torno de você. O simples e humilde clipe de papel é uma boa maneira de amarrar os fechos de sua mochila.
É altamente recomendável que você use uma carteira que atravesse o corpo e possa ser escondida sob a roupa, também chamada de doleira, como a que está abaixo.
Agora que você está ciente dessas técnicas mais usuais, não dê aos ladrões o que eles querem: uma oportunidade. Eles estão procurando alvos fáceis, que possam ser furtados rapidamente e sem muito esforço ou dificuldade. Então, você estará seguro se você for mais esperto do que o turista médio, porque eles querem roubar rapidamente e sem problemas.
UMA NOTA A MAIS: Muitas crianças menores de 15 anos são batedores de carteira trabalhando para seus pais e com supervisão deles. Por quê? Porque se eles forem pegos pela polícia, a polícia não pode fazer nada com eles, pois estão abaixo do limite de idade. Então, basicamente, não há risco para eles, SÓ PARA VOCÊ!