Paris tem nova identidade escolhida através de concurso
A identidade vencedora foi escolhida através de um concurso aberto para propostas.
Presumo que Paris não precise de muita introdução mas, conforme a Wikipedia: “Paris é a capital e a cidade mais populosa da França, com uma área de 105 quilômetros quadrados e uma população oficial estimada de 2.140.526 residentes em 1 de janeiro de 2019. Desde o século 17, Paris tem sido um dos maiores centros de finanças, comércio, moda, ciência e artes da Europa.”
"O logotipo é baseado na nave - o símbolo histórico de Paris, representando um barco, símbolo da capital há mais de mil anos. O lema da cidade é Fluctuat Nec Mergitur - Flutua, mas nunca afunda. A identidade visual da cidade de Paris é um encontro com todos nós, todos os parisienses e todos aqueles que operam e trabalham, dia e noite, para melhorar nosso cotidiano e realçar a aura desta cidade como nenhuma outra."
Carré Noir (da sua página)
Este novo design não é uma marca de turismo, é para a cidade de Paris, a organização que fornece serviços e informações da cidade — todo o material não-visual que faz uma cidade funcionar. Como resultado de uma chamada aberta de propostas, Paris recentemente apresentou ao público a identidade vencedora, projetada pela empresa local Carré Noir.
O antigo logotipo tinha o ícone de um navio não tão claro e direto assim, mas ainda era lido como um navio e uma marca decente até chegar ao “S”, que foi desonesto, destoado, e criou um elemento que distraía seriamente. Manter o navio era uma obrigação na proposta e mesmo que não fosse, parece que seria a coisa certa a fazer. O novo ícone do navio é muito bom — eu não acho uma grande maravilha, mas é convincente na forma e dinâmico na execução. A marca é um bom complemento com seu peso arrojado, contrastando bem com o ícone mais fino. Eu não acho que o "sorriso" no "A" é necessário, mas aí está.
As linhas que emanam do design pretendem justificar as coisas, exceto que elas fazem o oposto, mostrando que os elementos não estão relacionados e que talvez essa imagem não deveria ter sido nem publicada pelo autor, já que o logotipo está bem sem ela.
Variações de cores
"A nova identidade é digital, modular e permite uma convivência com a identidade histórica, trazendo um sistema gráfico mais adaptado aos novos usos, acompanhado por uma paleta de cores brilhantes e saturadas. A marca Ville de Paris ganha em status e sobriedade quando o território da marca permite uma grande riqueza de cores acompanhantes, essa adequação acaba criando um todo vivo e rico."
Carré Noir (da sua página)
A explosão de cores dá ao logotipo um ar de coisa barata, de gosto duvidoso. Mesmo que pareça ser um clichê mais conservador, acho que eles deveriam ter ficado com a paleta de cores vermelha, branca e azul, em vez de introduzir todas essas cores brilhantes aleatórias que tiram o logotipo do simples e o levam ao popular e barato, meio carnavalesco.
Uso em materiais diversos
Propaganda