Notre-Dame-de-Lorette: a igreja mais colorida de Paris
Quando a Notre-Dame-de-Lorette foi inaugurada na primeira metade do século XIX, os parisienses ficaram chocados com a extravagância das superfícies internas da igreja. O exterior neoclássico sóbrio do edifício, dominado por um pórtico de entrada monumental, dá lugar a um espaço interior coberto por uma rica decoração pintada.
A construção da igreja começou em 1823 sob o reinado de Luís XVIII e foi concluída em 1836 sob o reinado de Luís Filipe.
Uma capela anterior com o mesmo nome estava situada na rue Lamartine, 54, mas foi destruída durante a Revolução Francesa. Em 1821, foram feitos planos para reconstruir Notre-Dame-de-Lorette, com Louis-Hippolyte Lebas como o único arquiteto. Originalmente, a igreja foi planejada para ficar voltada para o norte em direção a Montmartre, mas acabou voltada para o sul em direção à rue Laffitte.
Este edifício é absolutamente incongruente, já que sua fachada mais austera não denuncia que seu interior contém afrescos entre os mais coloridos da capital.
A sua arquitetura é inspirada nas basílicas romanas, onde o transepto não é visível do exterior. Se a fachada com frontão angélico agrada à vista, seu interior é muito mais alegre. Hippolyte Le Bas, o arquiteto da igreja, pediu a seu amigo, o pintor Ingres, que o aconselhasse sobre artistas adequados para decorar o interior. Suas recomendações parecem ter sido bem seguidas, já que a maioria das capelas da igreja são pintadas em mil e uma cores.
A forma de aplicação dos pigmentos também é clássica, pois eles são depositados diretamente nas paredes. Essas pinturas foram classificadas como monumentos históricos desde 1984.
Suntuosamente decorado com mármore e ouro, o extravagante interior da igreja não era inicialmente muito popular entre os parisienses que a consideravam carente de espiritualidade. Além disso, a localização da igreja em um bairro habitado por homens ricos que mantinham amantes lhe valeu o apelido pejorativo de ser a igreja das lorettes (prostitutas). Os arredores de Notre-Dame-de-Lorette, portanto, nem sempre eram muito católicos.
Construída no estilo arquitetônico neoclássico, a fachada austera da igreja contrasta fortemente com os excessos ornamentais de seu interior.
Duas figuras notáveis da cultura francesa foram batizadas em Notre-Dame-de-Lorette. O músico Georges Bizet recebeu seu batismo na igreja em 16 de março de 1840, enquanto o pintor Claude Monet foi batizado em 20 de maio de 1841.
Informações:
Église Notre-Dame-de-Lorette
18 bis rue de Châteaudun, 75 009 Paris
A igreja está aberta todos os dias. Não há taxa de entrada.
A estação de metrô Notre-Dame-de-Lorette na linha 12 é a estação de metrô mais próxima.