7 fotos antes e depois que mostram como Paris mudou em mais de 100 anos

Nesse mais de 100 anos Paris mudou muito. Veja nessas 7 fotos como era antes e como é agora.

7 fotos antes e depois que mostram como Paris mudou em mais de 100 anos

1 - Torre Eiffel e Jardins do Trocadero

Em primeiro plano avista-se o chafariz dos Jardins du Trocadéro, no centro à esquerda e à direita as casas da Argélia, que fizeram parte da exposição colonial.
Atrás está a Pont du Iéna, que conecta os Jardins du Trocadéro com o Champ de Mars.
Atrás pode-se ver, da esquerda para a direita, a cúpula dos Invalides, a Torre Eiffel, o Palais de l'Electricité, com uma torre de água monumental, ladeada pelas duas chaminés da casa das máquinas, e por último a roda-gigante ("Grande roue "), à direita.

A feira mundial teve a participação de mais de 48 milhões de pessoas.

 

2 - Torre Eiffel e Globo Celéste

Ao lado da Torre Eiffel, o "Globe Céleste" era uma das principais atrações de Paris. Era um globo celestial monumental de 45 metros de diâmetro, no qual os visitantes podiam sentar-se em uma cadeira enquanto passavam por cima dos panoramas do sistema solar. A bola era sustentada por 4 pilares, entre os quais escadas e elevadores permitiam aos visitantes a subida.

No "Marerama", o edifício com as quatro torres de canto à esquerda, os visitantes sentiam estar no convés de um navio com um panorama dos grandes portos mediterrâneos.

Os pavilhões de exposições localizados diretamente na costa à esquerda foram dedicados à navegação e comércio marítimo.

 

3 - Vista do Sena a partir de Pont de L'alma

O "Vieux Paris" era uma seleção de edifícios temporários erguidos exclusivamente para a Feira Mundial e projetados para dar ao visitante uma ideia de como a cidade seria na Idade Média.

Os edifícios que aparecem na imagem fazem parte do bairro renascentista. Muito impressionante é o edifício alto com as duas torres ("Le Grand Châtelet"), cujo estilo remonta à época de Luís XII. (1462-1515).

Como único sobrevivente da exposição mundial de 1900 permanece a ponte para pedestres "Passerelle Debilly".

 

4 - Esplanade Des Invalides

Pont Alexandre III recebeu o nome do Czar da Rússia e simbolizava a amizade franco-russa. Com uma largura de 40 m, foi a maior ponte de Paris durante o século XIX.
Impressionantes não são apenas os esplêndidos ornamentos, mas também o alto desempenho técnico: atravessa o Sena em um único arco de 107 m, sem formar uma curva que atrapalhe a perspectiva dos Invalides.

Atrás dele fica a Esplanade des Invalides, o átrio do Hôtel des Invalides.
Por ocasião da exposição mundial, estava repleta de palácios de exposição impressionantes dedicados à manufatura, às artes e à indústria.

 

5 - Palais Des Nations

A "Rue des Nations" (rua das Nações Estrangeiras) estava localizada na margem esquerda do rio Sena, entre a Torre Eiffel e a Esplanade des Invalides.

Abrigou a maioria dos pavilhões estrangeiros da Feira (alguns também estavam localizados nos jardins do Trocadéro, na outra margem do rio e em frente à Torre Eiffel).

Os edifícios nessa imagem são (da esquerda para a direita): o pavilhão otomano, o pavilhão dos Estados Unidos, o pavilhão austríaco, o pavilhão da Bósnia-Herzegovina, o pavilhão húngaro, o pavilhão britânico, o pavilhão belga, o pavilhão norueguês, o pavilhão alemão , o pavilhão espanhol e o pavilhão de Mônaco. Tanto a Torre Eiffel quanto o palácio do Trocadéro são visíveis no fundo da imagem.

 

6 - Vista do Sena a partir da Pont Des Invalides

No lado esquerdo da imagem podem-se ver os pavilhões estrangeiros, entre os quais (da esquerda para a direita): o pavilhão americano, o austríaco, o pavilhão da Bósnia-Herzegovina, o pavilhão húngaro, o pavilhão britânico, o belga, o norueguês, o alemão, o pavilhão espanhol e o pavilhão de Mônaco.

Do outro lado do rio, as duas torres em forma de minarete do Trocadéro também são visíveis, bem como o Pavilion de la ville de Paris (pavilhão da cidade de Paris), que é o edifício que fica do lado direito de a imagem.

 

7 - Vista do Sena desde a Pont D'iéna

O prédio do lado direito era um pavilhão dedicado ao comércio e à navegação. Atrás dele, pode-se ver o "pavillon du Creusot" (o edifício de forma redonda junto à ponte).
Le Creusot é uma cidade francesa famosa por sua metalurgia e, portanto, o pavilhão abrigou muitas exposições e artefatos sobre o assunto.