Dicas práticas: como evitar erros comuns na sua viagem.

Paris é uma cidade fantástica, então não perca tempo cometendo erros. Aqui, algumas dicas básicas e úteis.

Dicas práticas: como evitar erros comuns na sua viagem.

Paris é uma grande cidade que nunca pode decepcionar. Você pode voltar de novo e de novo e sempre há algo fantástico para experimentar, algo para ver que você nunca viu antes e comer alimentos que ainda não experimentou. No entanto, a enorme quantidade de coisas em oferta pode ser um verdadeiro desafio para os visitantes de primeira viagem. É por isso que todos precisam de algumas dicas práticas para visitar Paris a fim de evitar erros.

Eu já estive em Paris em muitas ocasiões e, por achar que sempre era pouco, aluguei um apartamento e fiquei um mês inteiro. Eu queria andar mais despreocupado com horário e rever muitas coisas mas, acredite, cada vez é diferente. Apesar de passar um bom tempo em Paris, ainda não vi tudo e também cometi alguns erros no caminho. Acho que, depois de algumas burradas, estou apto a dar conselhos e algumas dicas sobre visitar Paris que ajudarão você a evitar alguns momentos desagradáveis.

Não faça uma viagem curta

Quando em casa, ao se decidir viajar, a gente fica muito incerto na quantidade de dias para dispender em Paris. Uns sugerem 5 dias, uma semana, 10 dias... Todos tem uma opinião.

O mais prático, especialmente se você vai pela primeira vez, é relacionar aquilo que você mais quer visitar. Faça uma lista em ordem de prioridade. Com esta lista você pode fazer de duas uma: ou faz uma viagem longa o suficiente para ver tudo tranquilamente, ou escolha o que realmente quer ver e defina seus dias de viagem baseado nisso.

Se você está fazendo uma viagem longa, visitando vários países e para Paris sobraram somente alguns poucos dias, até entendo, mas esteja certo: você verá muito pouco e terá uma vontade imensa de retornar e ver mais, ver tudo.

Agora, se Paris é uma das principais paradas, bom, aí eu te digo: tente ficar uma semana.

Claro que você pode ter um tempo fantástico em Paris em apenas poucos dias, mas o usual é ir na Torre Eiffel, Notre-Dame, Arco do Triunfo, Louvre e outros pontos turísticos mais famosos e populares. E é aí que você vai gastar muito tempo em longas filas, multidões indo e vindo. Então, não procure correr afobadamente para ver tudo e acabar não vendo nada, não gaste seu precioso tempo indo de um lugar a outro e ficando parado em filas enormes. Escolha as atrações principais que você deseja ver e curtir e aproveite-as bem.

Paris não precisa ser caro

Eu ouvia de todos que Paris é uma cidade cara, comida cara, hotel caro, compras caras...
Bom, na verdade eu ouvi isso sobre a maioria dos destinos na Europa e na Ásia.

Se a gente está viajando com o bolso contadinho, existem várias formas de poupar. A primeira coisa é decidir se você está viajando para ver lugares ou para gastar e viver algum luxo.
Sério, tem gente que tem prioridade igual para turismo, restaurante loja. Aí não há do que reclamar quanto a preços, o máximo que pode fazer é achar preços menores, procurar poupar em tudo.

Eu sempre preferi o turistar do que gastar. Eu não sou mesquinho, mas prefiro viajar mais com o que poupo do que comer boa parte do dinheiro e viajar menos. A coisa já começa na escolha do hotel. Ficar em um hotel 3 estrelas e bem recomendado está mais do que bem. Afinal eu só vou dormir e tomar banho, não vou morar no hotel. Sendo bem localizado, seguro, limpo e barato, é nesse mesmo. Só aí você poupará um bom dinheiro.

Eu ando muito, quero ver tudo, curtir ao máximo o local e as atrações, então as refeições durante o dia tem que ser rápidas. Tomo um bom café da manhã, seja no hotel ou algum restaurante comum, no almoço faço um lanche rápido, e nos intervalos como alguma coisa que está na minha mochila, algo como uma banana ou sanduíche preparado no café da manhã.
Eu faço assim: durante o café da manhã preparo alguns sanduíches, pego alguma fruta e guardo na mochila para o resto do dia. Como eu enrolo tudo em guardanapos, apelidei esses lanche de matruska por lembrarem aquelas bonecas russas, uma dentro da outra. Deixo para a noite a refeição mais completa e, nem um pouco raro, o que como eu comprei no supermercado.
Tem idéia do quanto acab-se poupando sem perder uma alimentação necessária ao corpo?

Uma vez viajei com um amigo que não se interessa muito por cultura, o negócio dele é conhecer restaurantes e culinária. Atravessamos o mundo e já no primeiro dia ele resolveu abdicar de alguns passeios e fazer uma pausa para o almoço. Em resumo, depois de 2 horas e algumas garrafas de cerveja (dele) em uma mesa de restaurante, o deixei lá e fui fazer a minha própria viagem, afinal meus preciosos Euros tinham que render. Tudo prioridade.

Esteja bem localizado

Ao escolher o hotel onde ficará, atente para a distância dele até as principais atrações e o centro da cidade. Uma má escolha e você gastará muito tempo no transporte, especialmente nos horários de pico. De nada adianta escolher um hotel mais barato e distante e ver menos do que poderia em sua viagem.

Como escrevi acima, se o hotel é limpo, seguro, é bem recomendado por outros viajantes e cabe no seu bolso, ele é o melhor para você. Mas não perca seu precioso tempo em metrô.

Em Paris os restaurantes abrem tarde

Se você resolveu jantar em um típico restaurante francês, leve em conta que geralmente eles abrem mais tarde do que a sua fome. Eles abrem entre 19:30 e 21 horas. Para não passar muita fome, coma algo leve que te faça aguentar até a hora da janta.

Ah, e cuidado, existem muitos restaurantes que não aceitam cartões de crédito, apenas dinheiro.

Não rotule Paris

Eu fiz isso e como me arrependo, eu rotulei Paris como lugar cheio demais de turistas, um lugar apenas para casais em busca de um lugar romântico ou turistada procurando lugares icônicos para tirar fotos.

Conheci toda a Europa, parte da África, a Ásia... mas me negava a ir a Paris. Eu achava que somente gastaria meu tempo na Cidade Luz quando não tivesse mais um bom roteiro para visitar. Todos conheciam Paris, menos eu.
Achava Paris um destino meio sem, graça, sem conteúdo. Que ledo engano!

Em uma das minhas conexões em Paris resolvi fazer um stopover e ficar na cidade uns dias. Assim que fui para o hotel, o táxi passou na frente da Torre Eiffel e foi amor à primeira vista.

Paris é para todos, ela tem de tudo, esteja você sozinho ou acompanhado. Se você ama história, se você quer fazer uma viagem romântica, se quer ver construções de fazer seu queixo cair ou apreciar as mais belas obras de arte arquitetônica e em museus, Paris tem tudo isso.

Portanto, chegue em Paris de alma aberta e olhos ansiosos para ver tudo e se deixar se levar pelo estilo parisiense. No fim, dirá que AMA PARIS!