Dicas de Viagem — Paris
Paris oferece tudo o que um turista pode desejar. Leia aqui as razões para escolher a cidade para sua viagem.
Paris é conhecida como a "Cidade da Luz" e bem merece o seu nome. Mas Paris é muito mais do que isso, é um dos melhores destinos turísticos, oferecendo tudo o que um turista pode desejar.
Uma estadia em Paris deve incluir, pelo menos, uma visita ao Louvre, um dos mais impressionantes e famosos museus do mundo, uma subida ao topo da Torre Eiffel, o símblolo da cidade, caminhada no Champs Elyseé e a visita à Catedral de Notre Dame.
Claro que Paris é repleta de lugares históricos e lindos para serem visitados, mas esses são os imperdíveis ícones.
Ah, e mais. Você deve subir os degraus até a Sacre Coeur em Montmartre, passear pela Praça Tertre em frente à Basílica ou Quartier Latin (Saint Germain, Boulevard Saint Michel), visitar o bairro de Pigalle e sentir a atmosfera dos cantores de rua em frente ao Centre Pompidou.
Cozinha
Nos últimos anos, a cozinha tornou-se mais saudável. Dado que uma típica refeição parisiense é rica em colesterol, diz-se que a culinária francesa é agradável para o estômago, mas não para o coração. Hoje existem mais de 5000 restaurantes em Paris, com variações de cardápios e preços que cabem em qualquer bolso e gosto. O café da manhã deve incluir o tradicional croissant parisiense que pode ser comprado em uma confeitaria local ou boulangerie.
Também da boulangerie você pode comprar muitos tipos de pães. O mais famoso é a baguete, bem como um pain au chocolat (pão com gotas de chocolate), pain aux noix (pão com nozes), pain de champagne (pão tradicional), pain brie (pão com crosta muito grossa, feita na Normandia).
Restaurantes
√ Um bistrô parisiense é um restaurante menor, onde o cardápio varia diariamente e é escrito a giz. Os pratos são específicos e incluem "coq au vin" (galo cozido com vinho, cogumelos e alho opcional), "pot-au-feu" (uma espécie de guisado com legumes), "confit de canard" (especialidade) "fígado de vitela" (com base no fígado), "entrecote" (bife de carne) e "turbot have beurre" (turbot é um peixe).
√ "Bistrot à Vin", ótimo lugar para um jantar romântico, é um bistrô que tem um bar de vinhos e oferece pratos típicos, salsichas, queijos e carnes.
√ Brasserie, o equivalente francês da cervejaria, está aberto todo o dia e oferece muitos tipos de vinho e cerveja e também pratos tradicionais: chucrute (repolho azedo) e frutos do mar.
√ Café serve cafés, chás e bebidas alcoólicas, mas também croquetes, diferentes tipos de saladas, batatas fritas.
√ Em um "Salon de Thé" não há bebidas alcoólicas, mas você vai encontrar bolos, saladas, sanduíches. Normalmente, esses cafés estão abertos apenas por volta do meio-dia.
Se movimentando
A melhor maneira de visitar Paris é usando o metrô. Paris tem uma excelente rede de linhas subterrâneas. Existem 16 linhas de metrô (1-14, 3bis e 7bis) e o metrô circula entre as 5h e as 12h30 da noite (sábado à noite até a 1h30). A linha 14 é totalmente automática e é chamada de Meteor.
Uma das maneiras de visitar muitos museus e pontos turísticos por um preço menor é o Paris Museum Pass, um ingresso pré-pago que oferece acesso a mais de 70 atrações e museus.
√ No coração de uma cidade tão movimentada como Paris, o Arco do Triunfo está ligado ao nosso subconsciente coletivo de uma maneira que excede seu valor artístico e arquitetônico.
A construção do monumento, que deveria ser uma homenagem às vitórias do imperador Napoleão, não foi concluída até a Batalha de Waterloo.
O Arco do Triunfo mede 49,5 metros de altura, 45 metros de largura e 22 de profundidade e é o segundo maior arco triunfal existente no mundo. É tão grande que, nas celebrações de encerramento da Primeira Guerra, um piloto voou com seu biplano sob ele.
√ Se você for a Paris, você deve necessariamente visitar a Torre Eiffel... ou você não foi a Paris!
O monumento recebe o nome do designer Gustave Eiffel e é o edifício mais alto de Paris. Incluindo a sua antena de 24 metros, a estrutura mede 325 metros de altura. Quando a construção foi concluída em 1889, a estrutura foi declarada o edifício mais alto do mundo, um título que lhe pertenceu até o ano de 1930 quando o recém construido Edifício Chrysler, em Nova York, se transformou no mais alto.
A Torre Eifel, que pesa mais de dez mil toneladas, tem dois restaurantes: Altitude 95 no primeiro andar (95 m de altura) e Jules Verne no segundo andar.
√ Basílica Sacre Coeur é uma basílica católica romana, uma atração turística popular em Paris.
O arquiteto Paul Abadie projetou a basílica depois de vencer uma competição contra 77 outros arquitetos. Ele era conhecido por sua restauração da catedral de Saint Front de Périgueux. A entrada da catedral é gratuita. Há também um museu e um tesouro.
√ Notre Dame não é a maior catedral do mundo, mas certamente é a mais famosa. Esta obra-prima gótica está localizada na Île de la Cité, uma pequena ilha no coração da cidade. Foi o Bispo de Paris, Maurice de Sully, quem começou a construção em 1163.
Notre Dame tem dois órgãos: Grande Órgão, que possui cinco teclados e 56 notas, 111 registros e 7374 tubos; e Organ Choir, que tem dois teclados e 1.840 tubos. A catedral está aberta diariamente entre as 7h45 e as 18h45.
√ O Moulin Rouge, construído em 1889 por Josep Oller é outro lugar famoso em Paris.
O Moulin Rouge é tão famoso porque é considerado o lugar onde a forma moderna da dança can-can nasceu.
√ O Museu do Louvre, é cheio de valor histórico, e é o museu nacional da França.
Desde 2008, a coleção do Museu do Louvre é dividida em oito categorias: Egito Antigo; Antiguidades do Oriente Próximo; Império grego, etrusco e romano; Arte Islâmica; Escultura; Artes decorativas; Pintura; Impressões e Desenhos.
Hoje o museu tem mais de 380.000 objetos e 35.000 obras de arte.
A coleção de pinturas inclui mais de 6.000 peças que datam do século XIII até 1848. No Louvre você também pode encontrar a obra-prima de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, entre muitas outras obras de arte de valor inestimável.
√ Castelo de Versalhes foi a residência oficial dos reis da França entre 1682 e 1790. Originalmente, era apenas um loc de caça, construído em 1624 por Ludovic XIII. Foi expandido por Ludovic XIV no início de 1669.
O famoso Salão dos Espelhos tem 73 metros de comprimento, 10,5 metros de largura e 12,3 metros de altura. Em seu teto estão pintadas várias cenas da vida do rei Ludovic XIV.
√ A Place de la Concorde é a maior praça pública de Paris e separa os jardins das Tulherias da Avenida Champs-Elysees.
A construção do mercado, que tem a forma de um octógono, começou em 1754 e foi concluída em 1763.
√ Paris Opera House foi construída entre 1862 e 1875 pelo arquiteto Charles Garnier.
A ideia de construir uma nova ópera já existia desde 1820, quando foi descoberto um lago subterrâneo, coisa que foi lembrada por Lloyd Webber em “O Fantasma da Ópera”. Embora este problema tenha sido resolvido, o lago ainda existe no porão do prédio.