Como visitar o Monte Saint Michel na Normandia

O Monte Saint Michel é considerado por muitos um dos pontos turísticos mais deslumbrantes da França. Situada na hipnotizante baía onde as regiões da Normandia e da Bretanha se fundem, ela é listada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979. Embora a ilha seja normalmente cercada por grandes bancos de areia, os turistas reconhecem principalmente o Mont Saint Michel a partir de fotos tiradas quando as marés está alta e passa a ser totalmente rodeado de água, acessível apenas pela baía. O efeito espetacular da ilha e sua abadia saindo da água confere-lhe uma aparência fantástica e simplesmente imbatível.

Como visitar o Monte Saint Michel na Normandia
Como visitar o Monte Saint Michel

 

O que exatamente é o Mont Saint Michel?

Confesso que a primeira vez que vi uma foto de Saint Michel eu fiquei boquiaberto com a beleza e a originalidade. Não há nenhum lugar assim no mundo. Comecei a sonhar em ir lá...

Então, por que o Monte Saint Michel (também conhecido como Le Mont Saint Michel) ficou tão conhecido e qual é a história por trás disso?
A ilha passou a ser o que é hoje no início do século VIII, quando um bispo de uma cidade próxima afirmou que o arcanjo Miguel o convenceu a construir uma igreja no topo da ilha.

Logo depois, tornou-se um centro de peregrinação e no ano de 966 uma abadia beneditina foi construída ali. Ao longo dos séculos, o Mont Saint Michel se manteve forte e só cresceu em popularidade.

Embora hoje poucos o visitem como um centro de peregrinação, as pessoas ainda vêm de todo o mundo para admirar sua beleza arquitetônica e cenário único.

 

 

Como chegar lá?

Infelizmente, chegar a este lugar incrível não é tão fácil quanto se poderia esperar de um lugar turístico tão belo e único. Não há trem direto para acessar o Monte Saint Michel. De Paris, você pode pegar trens para as cidades de Caen ou Rennes, mas depois terá que pegar um ônibus ou um trem menor para chegar mais perto da ilha. Embora seja possível, definitivamente tomará algum tempo para organizar todo o trajeto e pode ser um pouco difícil se você não for um viajante experiente.

A maneira mais fácil de chegar ao Mont Saint Michel saindo de Paris, quando você está em tempo limitado, é com um grupo de turistas, um pacote. Vários operadores turísticos oferecem viagens de um dia de ida e volta de Paris ao Mont Saint Michel, geralmente com almoço e um guia / guia de áudio incluídos. Visitar a ilha em um passeio de um dia não permite que você tenha tempo ilimitado para visitá-la, mas irá levá-lo de forma fácil e conveniente sem que você precise fazer muita organização. Embora o Mont Saint Michel seja um lugar incrível de se ver, a maioria dos visitantes provavelmente não sentirá que precisa de mais de um ou dois dias para explorar todos os lugares da ilha, então uma viagem de um dia está longe de ser uma opção ruim.

Se você tiver tempo, dirigir é outra forma de chegar ao Monte Saint Michel. Fica a cerca de quatro horas de carro de Paris, embora possa demorar mais dependendo do trânsito. Há estacionamentos para visitantes disponíveis perto da ilha, mas você ainda terá que pegar um ônibus para lá assim que estacionar - não há estacionamento para turistas diretamente na ilha.

 

 

O que tem lá para ver?

A maior atração do Mont Saint Michel é a Abadia Beneditina. Os visitantes podem descobrir a história por trás da abadia e admirar sua arquitetura medieval com um passeio contratado ou por conta própria. Os bilhetes de adulto custam 10 euros para uma visita individual. Além da abadia, também há muitas coisas para ver na ilha, incluindo vários museus, hotéis, restaurantes e boutiques. O restaurante mais famoso da ilha é o La Mère Poulard, que serve omeletes fofas desde 1888.

Se você parar em algumas lojas, também encontrará biscoitos La Mère Poulard. Esses biscoitos amanteigados e escamosos são um presente perfeito para levar para casa como lembrança para amigos e familiares, então pense em pegar alguns antes de sair. Caso contrário, a verdadeira magia do Mont Saint Michel simplesmente vem de vagar por suas ruas sinuosas e mergulhar em tudo.

Não há época ruim para visitar a ilha, embora fique muito lotada durante a alta temporada (principalmente nos meses de verão). Se você tiver a chance de passar a noite em um dos hotéis da ilha, é altamente recomendável. Mas mesmo que você só possa visitá-la por algumas horas, garantimos que você não se arrependerá de visitar o Mont Saint Michel, uma joia que merece estar na lista de desejos de todos.