A notícia, o fato e a verdade sobre os protestos em Paris.
O que realmente existiu no que foi noticiado sobre os protestos dos Coletes Amarelos? A verdade e a narrativa nem sempre andam de mãos dadas.
O Blog é sobre turismo, sobre o amor por Paris e França, nunca sobre política.
Durante e depois das manifestações ocorridas em Paris, protagronizadas pelos "Coletes Amarelos", o nosso grupo no Facebook foi inundado por perguntas e comentários, gente com medo e pensando em adiar sua viagem, membros defendendo posições ideológicas pró e contra.
Por um tempo, foi um pandemônio, ânimos acirrados, e os Moderadores tendo que intervir da forma que menos desejavam: apagando comentários, suspendendo membros e até o extremo de banir alguns mais ofensivos e desbocados. Que lástima, todos estamos lá porque amamos paris!
Bom, vivemos em uma época muito atípica em que a verdade é o que menos importa, a narrativa e o apelo emocional, desassociado e infundado na lógica, é o que interessa. A realidade é aquilo no que acreditamos ou nos fazem acreditar e não no que ocorre, os fatos.
Com isso em mente, fui pesquisar mais sobre o que realmente aconteceu naqueles dias, já que eu lia notíicias terríveis, pesadas, via fotos impactantes, mas amigos em Paris afirmavam não terem visto nada tão grande e devastador como o que a mídia mostrava.
Com propaganda, falsas e tendenciosas narrativas, truques com ângulos de câmera e mentiras descaradas por todas as plataformas de mídia nos dias de hoje, a verdade se perde e exige guardiões dos fatos e da realidade.
Mas o que acontece quando os contadores da verdade são desonestos? Todo mundo adora uma boa história de conspiração, então quando uma foto chocante de chamas na frente do icônico Arco do Triunfo surgiu, justaposta com uma pequena scooter incendiada e rodeada por fotógrafos lutando por ângulos no fundo, ela imediatamente se tornou viral.
Veja como a impactante foto foi tirada.