10 Pequenas Cidades Européias Mantidas Longe dos Turistas
Existem pequenas cidades que são verdadeiros segredos, longe dos holofotes turísticos.
A Europa é belíssima, e isso não é segredo de ninguém, mas existem pequenas cidades que são mantidas como um segredo longe do fluxo regular de turistas. Elas são charmosas, lindas, estonteantes! Estes tesouros escondidos continuam intocados por longo tempo e sem traços de modernidade que os descaracterizam.
Algumas dessas pequenas cidades da Europa são tão pitorescas que você vai se perguntar como elas ainda não foram descobertas pela maioria dos viajantes.
Aqui estão 10 pequenas cidades europeias secretas que você deve visitar.
1. Manarola, Itália
Uma das cinco aldeias de Cinque Terre, na Riviera Italiana, Manarola é uma pequena e brilhante cidade conhecida pelo seu doce vinho Sciacchetrà, pelas relíquias medievais e pelo litoral com geografia bem acidentada. Celebrada em pinturas do famoso pintor italiano Antonio Discovolo, Manarola é uma das pequenas cidades europeias secretas que ganharam imensa popularidade nos últimos anos. As maravilhosas trilhas nas colinas e vinhedos pitorescos são os principais destaques desta pequena cidade cheia de turistas durante o verão.
2. Colmar, França
Uma cidade medieval que mudou de nacionalidade várias vezes entre a França e a Alemanha, Colmar é hoje a capital da região vinícola da Alsácia, na França. Uma fascinante cidade antiga definida por edifícios tradicionais parcialmente de madeira com telhados oblíquos cor de chocolate, ruas estreitas de paralelepípedo, pequenas pontes sobre canais e igrejas magníficas, Colmar parece ter congelado no tempo. Graças ao afluxo de turistas da vizinha Alemanha e Suíça, esta linda cidade francesa tem mais população que fala alemão do que francês. Lar do festival internacional de verão de música clássica, chamado 'Festival de Colmar', esta fascinante cidade, famosa pelos docinhos, especialmente o mini bolo tradicional da Alsácia, feito de amendoa, é uma das 10 pequenas cidades europeias secretas que você deve visitar.
3. Marsaxlokk, Malta
Para começar, Malta em si é linda! Então, pegue um ônibus saindo de Valletta, a capital de Malta, e em uns 30 minutos esteja preparado para ficar cara a cara com uma das vistas mais vibrantes e coloridas de sua vida. Bem-vindo a Marsaxlokk — uma pitoresca vila de pescadores localizada a sudeste de Malta. Os barcos de pesca de madeira, chamados de "luzzu", pintados em todos os brilhantes tons de verde, vermelho, amarelo e azul refletindo as cores do mar azul da baía e das antigas casas baixas tradicionais, o Marsaxlokk é o deleite dos fotógrafos. O antigos becos, sem quaisquer vestígios de edificações modernas, tornam este singular pequeno destino europeu de uma jóia única. O principal nesta pequena vila de pescadores não é a história, é a simplicidade. Apenas relaxe e aproveite a beleza deste lugar que ainda mantém seu charme do velho mundo intacto - um fenômeno raro no mundo atual. Não perca o mercado semanal de peixe e souvenirs aos domingos, se quiser experimentar ou ter um vislumbre do modo de vida local.
Uma dica: há um cartão chamado Tallinja Explorer que permite viagens ilimitadas durante sete dias nos ônibus das ilhas de Malta e Gozo. Custa €21 e torna sua viagem mais barata.
4. Sibiu, Romênia
Sibiu é uma cidade ao sul da Transilvania, Romania, 280 km de distância de Bucharest, capital da Romênia. O Centro Histórico é muito atraente. Sibiu é, também, uma ótima base para explorar as redondezas e inteior da Transilvania.
Uma rara combinação de uma alma boêmia com um espírito empreendedor, Sibiu é uma cidade espetacular no sul da Transilvânia da Romênia, que é muitas vezes considerada a capital européia da cultura. Se o charme medieval da cidade, com becos de paralelepípedos, praças barrocas e ruas secundárias de casas de cor verde com janelas em formato de pálpebras não são atraentes o suficiente para você, há cafés, óperas, festivais e exposições também. Não esqueça de que a paisagem deslumbrante e a comida deliciosa é o que fazem de Sibiu uma das 10 pequenas cidades europeias secretas que você deve visitar.
5. Hallstatt, Áustria
Um pedaço de terra paradisíaca com adoráveis residências em tons pastéis junto ao lago cristalino e as montanhas altas criando um cenário deslumbrante, esta pequena aldeia na região de Salzkammergut, na Áustria, é tão pitoresca que pode bater o melhor dos destinos europeus mais populares. Embora tenha sido declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a beleza de Hallstatt ainda é um segredo para a maioria dos viajantes. Casas tradicionais, com sacadas cheias de flores, becos estreitos e barcos se movendo em seu próprio ritmo, tudo se combina para apresentar um local tão tranquilo e atraente que você vai desejar voltar a esta pequena cidade novamente. Hallstatt, sem dúvida, é uma das dez pequenas cidades secretas da Europa que você deve visitar.
6. Sintra, Portugal
O turismo em Portugal vem crescendo muito, tanto por brasileiros, especialmente pela língua e ligações históricas, como por outras nacionalidades que descobriram que é barato e muito charmoso andar por terras lusitanas. Assim, Sintra, uma pequena cidade a apenas 28kms de Lisboa, começou a atrair a atenção dos viajantes.
Como se o cenário espetacular desta pequena cidade com montanhas silvestres, florestas vernais, jardins exóticos e palácios deslumbrantes não fosse suficiente, as lindas mansões de cor pastel empoleiradas em colinas com o Atlântico azul aos seus pés, fazem Sintra parecer um lugar saido de contos de fadas. Se você ainda não visitou Sintra, não pode afirmar ter visto o melhor da Europa.
7. Ronda, Espanha
Ronda, na Espanha é uma das mais belas cidades da Europa. Localizada na Andaluzia, possui a mais antiga praça de touros do país. É, também, uma das mais antigas e mais espetaculares cidades da Espanha. Ronda, foi fundada no século IX aC e era conhecida por capturar as fantasias dos românticos do final do século XIX. Muitas vezes mencionada nos folclores pelo seu passado romântico e colorido, o charme desta pequena e bela cidade situada a quase 800 mts acima do nível do mar é o seu cenário dramático em torno de uma ravina profunda, atravessada por uma ponte. Localizada a cerca de 100 quilômetros a oeste da cidade de Málaga, Ronda é um lugar ideal para quem deseja ter umas férias relaxantes. Não perca os vestígios pré-históricos da era neolítica espalhados pela cidade.
8. Cesky Krumlov, República Tcheca
Český Krumlov no século 19, em pintura de Bedřich Havránek: quase nada mudou (imagem de domínio público)
Česky Krumlov é uma pequena cidade elegante na região da Boêmia do Sul da República Tcheca, quase na fronteira com a Áustria, que mais parece uma versão miniatura de Praga, a capital do país, que dista cerca de 170 Kms, nas margens do rio Vitava. É conhecida por um castelo imponente do século 13, belos edifícios históricos, vielas estreitas, cafés alegres e lindos hotéis boutique. Incluído na cobiçada lista de patrimônios mundiais da UNESCO, Cesky Krumlov nunca testemunhou um momento de tédio, pois há artistas de rua e festivais em todos os cantos da cidade. E, também, há o rio Vltava acrescentando o charme do velho mundo à cidade. Com uma inquestionável beleza de conto de fadas, Česky Krumlov é uma das dez pequenas cidades secretas da Europa que você deve visitar.
9. Dinant, Bélgica
Entre o rio e a face rochosa voltada a um vale íngreme, onde o rio Meuse corta profundamente um planalto, fica uma das pequenas, mas mais belas cidades da Europa, chamada Dinant. Eu acho que chamá-la de linda é muito pouco!
Localizado a cerca de 90kms a sudeste de Bruxelas, na Bélgica, o cenário dramático de Dinant é a sua principal atração. E há uma linda cidadela, a Igreja Colegial de Notre-Dame de Dinant e a mais famosa de todas, a casa de Adolphe Sax. Sim, você acertou, Dinant também foi o lar do homem que inventou o saxofone em 1841.
10. Reine, Noruega
Esta pequena e incrivelmente pitoresca vila de pescadores é um dos melhores lugares para ficar enquanto você explora as Ilhas Lofoten.
A vila de Reine, de tirar o fôlego de qualquer um, está localizada na ilha de Moskenesøya, no arquipélago de Lofoten, no norte da Noruega. Com cabanas de pescadores vermelhas com detalhes brancos, a costa e os picos de granito que cercam o Reinefjorden, a vila ganhou a justa reputação de “o lugar mais bonito do mundo”.
É uma vila tranquila — Henningsvær é um pouco mais animada — mas, para paisagens naturais, ela não pode ser superada. Muitas das melhores caminhadas nas Ilhas Lofoten estão a uma curta distância de Reine e a vila de pescadores de Å fica a menos de 10 km de distância.